Sexta-feira, 10 de abril de 2020 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Saúde
Internações por problemas respiratórios sobem, diz pesquisa
Notícias > Saúde > Internações por problemas respiratórios sobem, diz pesquisa
Isis Rodrigues / Portalozk.com 26 de março de 2020 às 23h56
Compartilhe essa notícia Whatsapp

O número de pacientes hospitalizados por SRAG em fevereiro e março já é quatro vezes maior que durante o que ocorreu em todo o período sazonal de influenza no ano passado. "A alta observada nas últimas duas semanas em parte deve ser por causa da chegada do novo coronavírus, pois o crescimento foi muito maior do que o que vinha acontecendo até então", afirma o pesquisador Marcelo Gomes, pesquisador em saúde pública do Programa de Computação Científica da Fiocruz e coordenador do InfoGripe.

Ele explica, porém, que isso não significa necessariamente que todos os casos de internação são causados pelo novo coronavírus. SRAG é uma definição que pega doenças causadas também por outros vírus, como o influenza e outros coronavírus conhecidos. Os casos de coronavírus no Brasil só têm sido conhecidos, na maioria das situações, depois que pacientes com SRAG são internados.

Segundo Gomes, desde o início do ano o volume de casos estava um pouco mais alto que o habitual, provavelmente por algum outro vírus que estava circulando. "Mas a mudança na velocidade de crescimento sugere algo novo. Como coincide com o crescimento dos casos confirmados de covid-19 e a confirmação da transmissão comunitária, é grande a chance de que boa parte desses casos seja em função do novo vírus, que se somou a essa tendência de alta", afirma.

As estimativas do sistema são feitas com base no número oficial de casos notificados, levando em conta o atraso típico entre a internação e o registro no sistema. O InfoGripe foi criado em para ajudar os governos federal e estaduais no monitoramento dessas doenças no país, em resposta à pandemia de influenza H1N1, em 2009.

 

*Fonte: Terra

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes