Quarta-feira, 23 de setembro de 2020 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Saúde
Gestantes têm direito a DIU no pós-parto, em São João da Barra
Notícias > Saúde > Gestantes têm direito a DIU no pós-parto, em São João da Barra
Thamiris Moreira / Portalozk.com 08 de agosto de 2020 às 11h47
Compartilhe essa notícia Whatsapp

A maternidade da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra está oferecendo mais um benefício para as gestantes do município: a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) no pós-parto imediato. Antes, a colocação do dispositivo levava de 45 a 60 dias e era feita nos ambulatórios, através do planejamento familiar. 

Segundo o coordenador da maternidade, Leonardo Sá, a inserção do DIU segue os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde. 

— Começamos a fazer a inserção deste dispositivo já no pós-parto imediato. Dessa forma, as gestantes já saem da maternidade com o DIU. Isso é um ganho enorme, já que elas não precisam retornar para fazer este procedimento. Além disso, ajuda também na questão do controle de natalidade”, ressaltou Leonardo. 

A inserção do Dispositivo Intrauterino é uma opção da gestante, que informa seu desejo durante o pré-natal.

— A inserção é oferecida pela maternidade, mas a opção é da gestante. Durante o pré-natal, muitas já informam o desejo de colocar o DIU no pós-parto. Como agora a gente oferece esta opção de forma imediata, isso encurta o caminho. Elas assinam o termo de consentimento e ocorre a inserção deste método contraceptivo não hormonal” — explicou Leonardo.

Mais melhorias – A Prefeitura de São João da Barra também adquiriu um ventilador neonatal para dar conforto aos bebês que precisem de apoio respiratório, permitindo um atendimento de qualidade. 

A ventilação pulmonar mecânica mudou significativamente a sobrevida de recém-nascidos com dificuldades respiratórias, sendo um recurso imprescindível às unidades de terapia intensiva neonatal. Seus benefícios tiveram grande participação na melhoria das taxas de mortalidade infantil.

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes