Domingo, 19 de maio de 2019 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Saúde
Equipe da Lei Seca abre o Movimento Maio Amarelo no Porto do Açu, em São João da Barra
Notícias > Saúde > Equipe da Lei Seca abre o Movimento Maio Amarelo no Porto do Açu, em São João da Barra
Leonardo Ferreira / Portalozk.com 04 de maio de 2019 às 11h56
Compartilhe essa notícia Whatsapp

Com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a importância do trânsito seguro, o Complexo do Porto do Açu apoia, mais uma vez, o Movimento Maio Amarelo, que chega a sua 6ª edição. O tema do movimento este ano é No Trânsito, o Sentido é a Vida, que, com a hashtag #MeOuça nas peças de campanha, busca incentivar os adultos a ouvirem os conselhos dos mais jovens e a refletirem sobre a postura que assumem nas vias. Engajadas com o Maio Amarelo, as empresas instaladas no Complexo irão promover uma série de ações de conscientização, durante todo o mês, incluindo palestras, panfletagem e blitz educativa. 

Para abrir as atividades da campanha, a Porto do Açu Operações convidou a equipe da Lei Seca para palestrar sobre a importância da mudança de comportamento na sociedade. Agentes portadores de deficiência, que fazem parte da equipe e que foram vítimas de acidentes de trânsito provocados pelo consumo de álcool, compartilharam suas histórias com os colaboradores do Complexo, reforçando a recomendação de nunca dirigir depois de beber.

A agente de educação Fernanda da Silva é cadeirante há 15 anos e está na equipe da Lei Seca há 7. Em toda palestra, ela conta como ficou paraplégica, após sofrer um acidente com o primo que dirigia embriagado: “Eu toco na minha própria ferida com a satisfação de saber que a minha história faz o outro refletir e, talvez, mudar de hábito. Não se pode beber e dirigir. E ponto. Afinal, nós estamos falando sobre o risco ao bem maior de qualquer pessoa, que é a vida”, afirmou.

A médica do trabalho da Porto do Açu Operações, Cláudia Silva, foi uma das participantes de uma dinâmica realizada pela equipe, que simula a situação de uma pessoa alcoolizada: “Eu senti a total perda de equilíbrio e foco ao usar o simulador e fiquei imaginando o que acontece com um motorista, num caso real. Como médica, eu não tenho dúvida da importância deste tipo de ação, que incentiva a adoção do comportamento seguro dentro e fora do ambiente de trabalho”, ressaltou.

Para mobilizar o Complexo, a marca que simboliza o movimento foi distribuída aos colaboradores, na abertura do Maio Amarelo. O coordenador de Segurança e Saúde Ocupacional da Porto do Açu, Leandro Guimarães, explicou que o laço na cor que dá nome à campanha é um convite para que todos adotem um comportamento mais seguro e responsável no trânsito: “O compromisso com o trânsito seguro é de cada um de nós, seja dentro ou fora do empreendimento. Ao longo de todo o ano, já desenvolvemos ações ligadas à segurança junto ao nosso time. A adesão ao Movimento é uma forma de reforçar este que é um de nossos principais valores”, pontuou.
A programação do Maio Amarelo também inclui palestras ministradas pela Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Trânsito de São João da Barra e SEST Senat, além de dinâmicas educativas nas escolas municipais do entorno do Complexo. O objetivo é conscientizar não só os colaboradores das empresas instaladas no Porto, mas também a comunidade e as crianças, que são as principais multiplicadoras das boas práticas de segurança.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2009, foram registradas cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito, em 178 países. São três mil vidas perdidas por dia ou a nona maior causa de mortes no mundo. Se não houver mudanças, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030.

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes