Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Coronavírus: depois de quatro feriadões em isolamento, Rio prepara início da reabertura antes de Corpus Christi - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Coronavírus: depois de quatro feriadões em isolamento, Rio prepara início da reabertura antes de Corpus Christi
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 30/05/2020 - 13:50

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

 

Após dois meses e meio de quarentena, o governo do Rio prepara o início do relaxamento das medidas restritivas, em vigor desde 16 de março. A previsão é de que a primeira fase da reabertura esteja valendo em 8 de junho, três dias antes do feriadão de Corpus Christi (11). Se a data for confirmada, o carioca terá o seu primeiro fim de semana prolongado com menos restrições desde o começo do isolamento social para o combate à pandemia do novo coronavírus, período em que houve quatro feriadões: Páscoa (10 de abril), Tiradentes (21 de abril), São Jorge (23 de abril) e Dia do Trabalho (1º de maio).

O governo decidiu nesta sexta-feira (29) autorizar a reabertura de parte do comércio e dos serviços daqui a nove dias. O governador Wilson Witzel se reuniu com secretários e integrantes do comitê de notáveis para discutir os detalhes da minuta de um decreto que vai estabelecer os critérios de retomada. Fontes contaram que a flexibilização já começaria nesta segunda-feira, mas alguns especialistas avaliaram que a medida seria precoce.

Dois fatores pesaram na decisão do adiamento: a avaliação dos médicos do comitê de que os indicadores da pandemia ainda não estão favoráveis à reabertura e a preocupação do secretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, em ter que reorganizar o setor às pressas para atender a uma grande demanda de passageiros, caso a data original fosse mantida.

O texto preliminar discutido na reunião, segundo o RJ-TV, da Rede Globo, prevê o funcionamento das indústrias com 70% da capacidade e a abertura de shoppings e lojas de rua com apenas 50%. O processo de reabertura será feito em etapas. A primeira deve durar do dia 8 ao dia 21 de junho. Após o término desse período, o grupo formado por secretários e pelo comitê de notáveis vai avaliar se é possível partir para um próximo estágio.

O decreto deverá manter a suspensão, na fase inicial, de atividades com público, como jogos de futebol, sessões de teatro e de cinema e festas em estabelecimentos. Escolas de todos os níveis de ensino também ficariam fechadas no primeiro momento. Academias de ginástica não reabririam no início do processo, mas a proposta preliminar libera atividades esportivas individuais ao ar livre — exceto o banho de mar nas praias.

Os bares e restaurantes, que inicialmente voltariam a abrir no dia 8, desde que obedecessem à capacidade máxima de 50% da lotação, vão permanecer fechados na etapa inicial, segundo o que foi decidido na reunião. A reabertura de templos religiosos também vai ficar para a segunda fase.

Horário reduzido

Os shoppings poderão voltar a abrir as portas já no dia 8, mas deverão obedecer a algumas regras e funcionarão em horário reduzido, das 13h às 21h. O centros comerciais não poderão ultrapassar 50% da lotação. O texto preliminar previa a testagem obrigatória de todos os funcionários uma vez por mês. No entanto, essa obrigatoriedade deverá ser substituída pela incumbência de pôr em quarentena qualquer trabalhador que apresentar sintomas da Covid-19. Também deve ser alterada a necessidade de medir a temperatura de todos os clientes ao entrar no shopping. Esses estabelecimentos, pelo texto, deverão manter fechadas as áreas de recreação e retirar mesas das praças de alimentação — os restaurantes funcionariam apenas para entrega ou retirada.

— Tentamos simplificar um pouco as regras para os shoppings, mas sem perder a segurança. Do jeito que estava, ia ficar muito ruim para os lojistas e poderia gerar demissão em massa — explica um especialista que participou da reunião.

O comércio de rua também será liberado a partir do dia 8, mas será definida uma tabela de horários de funcionamento para evitar a aglomeração de pessoas nos transportes públicos.

— O transporte público é peça fundamental neste momento. Se não houver transporte em quantidade para dar conta dessa retomada, muita gente pode ser contaminada — explica o especialista.

Também haverá novos protocolos para o funcionamento de pousadas e hotéis no interior do estado. O novo decreto deve prever ainda a reabertura das feiras livres já na primeira etapa, desde que os feirantes cumpram algumas medidas sanitárias.

Esse grupo voltará a se reunir na semana que vem para debater outros detalhes do projeto. O atual decreto que estabelece a quarentena vence neste domingo (31). O governo avalia se baixará um novo apenas com a prorrogação das restrições ou um com as novas regras que entrarão em vigor a partir do dia 8.

Mais de 5 mil mortos

Para a presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia no Estado do Rio de Janeiro, Tania Vergara, a retomada só deveria ser iniciada quando não houvesse mais sobrecarga no sistema de saúde.

— O momento de reabrir é quando não tiver mais fila de CTI, porque, na hora em que retomarmos as atividades, a tendência é que aumente um pouco a demanda. A reabertura, realmente, tem que ser gradual, mas enquanto houver fila não será o momento de voltar ao normal — diz.

O Estado do Rio atingiu o número de 5.079 mortes pelo novo coronavírus nesta sexta-feira. Já o número de casos confirmados chegou a 47.953, segundo boletim da Secretaria estadual de Saúde.

 

*Fonte: Extra


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes