Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
2º Encontro de Gestantes em pauta de reunião realizada em São João da Barra
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 11/07/2019 - 10:02

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Coordenadores do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), de São João da Barra, e das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da sede do município, Grussaí, Sabonete e Barcelos se reuniram na Unidade de Saúde Félix de Sá, na terça-feira, 9, para articular o 2º Encontro de Gestantes. O evento, com o tema “Maternidade com qualidade”, está previsto para o dia 6 de agosto, das 14h às 17h, no Cine Teatro São João, Centro.

 A ideia é ampliar, conscientizar e divulgar sobre o atendimento humanizado de saúde disponibilizado a todas as gestantes do município. O acesso aos serviços é feito através de cadastro junto ao Cras. O objetivo é orientar sobre os cuidados do período gestacional, parto, e pós-parto e a importância da amamentação e dos cuidados necessários para proporcionar uma maior qualidade de vida tanto para mulher quanto ao recém-nascido.

 A coordenadora do Paism, Márcia Abreu, informou que no primeiro trimestre da gravidez são feitos testes de HIV, hepatite B e C, e VDRL (teste para identificação de pacientes com sífilis). “Oferecemos, também, acompanhamento com pré-natal de baixo e alto risco até o momento do parto. Após o nascimento, a criança é referenciada para o Ambulatório de Recém-Nascido e os pais orientados sobre o planejamento familiar”, explicou Márcia.

 O planejamento familiar, complementa Márcia Abreu, tem a coordenação da equipe multidisciplinar, composta por médico, assistente social e psicólogo, no qual é feito uma triagem de acordo com o desejo dos pais para laqueadura legal, inserção do DIU, ou uso de medicamentos contraceptivos. “A Maternidade do município funciona de segunda à  domingo, com equipe completa de plantonistas”.

 Participaram da reunião as coordenadoras das unidades do Cras sede, Adriana Ferreira; Grussaí, Ana Beatriz Gomes; Sabonete, Daniele Gomes Dias; Barcelos, Kellen Pacheco. Do Paism, estiveram presentes, além da coordenadora Márcia Abreu, a ginecologista e obstetra, Kathelyn Cordeiro, e as responsáveis pela parte administrativa, Luciana Cunha e Creuza Pessanha.

Programação 2º Encontro de Gestantes - Diversas atividades compõem a programação. A ginecologista e obstetra, Kathelyn Cordeiro  irá ministrar palestra com o tema “Aspectos emocionais da gestação e do parto”. Já o pediatra Márcio Garcia, “Cuidados com o recém-nascido e a amamentação”; a enfermeira Hélia Vargas Simões abordará “Infecções  sexualmente transmissíveis na gestação”; a coordenadora geral de Assistência Social e Direitos Humanos, Júlia Diniz, “A importância do acompanhamento da gestante”. Haverá, ainda, apresentação de dança com a Associarthis, coquetel, atividades lúdicas e sorteio de brindes.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes