Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Índia supera Brasil e se torna segundo país com mais casos de Covid-19 - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Mundo
Índia supera Brasil e se torna segundo país com mais casos de Covid-19
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 07/09/2020 - 15:44

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Índia se tornou nesta segunda-feira o segundo país do mundo com mais casos de coronavírus, ultrapassando o Brasil. Em um momento de aceleração global da pandemia, a nação sul-asiática tem apenas menos diagnósticos que os Estados Unidos, após registrar mais de 90 mil novas infecções nas últimas 24 horas.

Com 1,3 bilhão de habitantes, a segunda nação mais populosa do planeta registra 4.204.613 casos de Covid-19, com 71.642 mortos — o terceiro maior número de óbitos do mundo. O Brasil, por sua vez, tem 4.137.722 casos, segundo o consórcio dos veículos de imprensa, e os EUA, 6.266.847. Ainda assim, Délhi pressiona para uma rápida retomada econômica.

Desde o meio de agosto, o país detecta mais infecções diárias de coronavírus que qualquer outro, número que vem crescendo desde então. No sábado, os contágios superaram a barreira de quatro milhões, apenas 13 dias depois de ultrapassarem a marca de três milhões.

Mais de 60% dos casos ativos na Índia concentram-se em cinco estado: Andhra Pradesh, Tamil Nadu, Karnataka, Maharashtra e Uttar Pradesh, o mais populoso do país. Em paralelo, os casos também crescem em Délhi, onde mais de 3,2 mil diagnósticos foram apenas no domingo, e em áreas rurais do país, onde o sistema de saúde é precário.

Atualmente, a Índia registra mais novos casos por dia que os EUA no ápice da pandemia, sendo responsável por 31% dos diagnósticos confirmados no planeta nos últimos sete dias. Há oito semanas, era responsável por apenas 14%.

Apesar dos dados preocupantes, no entanto, o governo de Narendra Modi não interrompeu o processo de flexibilização do confinamento. Nesta segunda-feira, o metrô voltou a circular na maioria das cidades, incluindo Délhi e Mumbai, dois importantes focos epidêmicos, após uma interrupção de quase seis meses do serviço.

Restrições a bares e pubs também foram aliviadas em boa parte do país. No pólo tecnológico de Bengaluru, lar para mais de 10 milhões de pessoas, permitiu a reabertura dos estabelecimentos na semana passada, enquanto detecta uma média de 6 mil novos casos de Covid-19 por dia. Em Délhi e Mumbai, o mesmo deve acontecer nesta semana.

A economia indiana encolheu 23,9% no segundo trimestre, a pior queda desde que o número começou a ser registrado, em 1996. No início de março, Modi declarou um estrito lockdown no país, cuja implementação provou-se problemática em um país algumas das cidades mais densamente habitadas do planeta, que luta contra a pobreza e tem dependência do trabalho informal.

Contexto: Violência sectária na Índia ameaça ambições globais do país

A taxa de crescimento de novos casos progride a um ritmo "bastante alarmante", afirmou o virologista Shahid Jameel, da Wellcome Trust/DBT India Alliance à AFP:

— Nas últimas duas semanas, a média passou de quase 65.000 para 83.000 casos por dia, o que representa um aumento de 27% em duas semanas e de 2% por dia — disse.

No número de mortes, a Índia figura atrás dos EUA, onde há 188.941 óbitos, e do Brasil, com 126.65o vítimas fatais. Muitos especialistas, no entanto, que há uma grande subnotificação devido ao número relativamente reduzido de testes e aos problemas para apontar as causas dos óbitos.

Entenda: Jovem indiana espancada por radicais hindus vira rosto da resistência a Modi

A Índia, que tem algumas das cidades mais densamente habitadas do planeta, é o país que registra a quantidade mais elevada de novos casos diários. O país vem aplicando mais de 10 milhões de testes por dia e espera aumentar o número de exames nos próximos dias.

O Conselho Indiano de Pesquisa Médica, que coordena a resposta do governo, anunciou que a partir de agora não será necessário um pedido médico para fazer o teste.

 

*Fonte: Extra


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes