Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Grande explosão atinge Beirute em região próxima ao porto e deixa ao menos 10 mortos - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Ginásio de Esportes de São João da Barra será reinaugurado no sábado, dia 04 de maio

Mundo
Grande explosão atinge Beirute em região próxima ao porto e deixa ao menos 10 mortos
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 04/08/2020 - 15:05

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

 

Uma grande explosão atingiu nesta terça-feira uma região portuária em Beirute, capital do Líbano. Imagens postadas no Twitter mostram uma grande coluna de fumaça sobre a cidade. Ainda não há detalhes sobre qual seria a causa da explosão. Ao menos dez pessoas morreram, segundo disseram fontes médicas à agência Reuters, e centenas ficaram feridas.

O ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hasan, confirmou que a explosão causou "um número muito alto de feridos" e danos extensos à cidade, em entrevista ao canal de televisão libanês LBC. Grande explosão atinge Beirute em região próxima ao porto.

A explosão ocorreu no local onde ficam armazéns que abrigam explosivos e fogos de artifício, o que teria causado explosões maciças, segundo a agência de notícias estatal libanesa NNA e duas fontes de segurança.

 By Clever Advertising

— Eu estava na rua e precisei me jogar no chão por causa da explosão. Todas as janelas da rua quebraram, e um cara se jogou em cima de mim para me proteger dos cacos de vidro — disse ao Extra um jovem francês que estava no bairro Geitawi, próximo a zona portuária da cidade.

Segundo ele, que preferiu não se identificar, o bairro Gemayze, que fica na região onde estão algumas das embaixadas no Líbano, foi bastante afetado por causa do abalo e coberto pela fumaça da explosão. O incidente foi tão forte que janelas de casas e vitrines de lojas foram destruídas a quilômetros de distância do local, segundo registros nas redes sociais.

Foto: Editoria de Arte

Segundo testemunhas, as explosões foram ouvidas até a cidade costeira de Larnaca, no Chipre, a pouco mais de 200 km da costa libanesa.

— Vi uma bola de fogo e fumaça subindo sobre Beirute. As pessoas estavam gritando e correndo, sangrando. Varandas foram arrancadas dos edifícios. Vidros dos prédios quebraram e caíram nas ruas — disse testemunha à Reuters. — Todas as janelas do centro da cidade foram quebradas e há feridos andando por todos os lados. É um caos total. libano

O incidente ocorre dias antes do veredicto pelo assassinato do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri, em 2005. Na sexta-feira, um tribunal da ONU formado por resolução do Conselho de Segurança deve emitir o veredicto contra quatro homens acusados de terem participado do assassinato. Os réus, todos membros do movimento xiita Hezbollah, estão sendo julgados à revelia pelo Tribunal Especial do Líbano (TSL), com sede em Haia. Além do presidente sunita, 21 pessoas morreram naquela explosão. O Hezbollah, apoiado pelo Irã, negou qualquer papel no crime.

Crise econômica sem precedentes

Após a explosão, a Marinha do Brasil informou que todos os militares componentes da Força Tarefa Marítima (UNIFIL) estão bem e não há feridos. Segundo comunicado, a Fragata Independência encontra-se operando no mar, normalmente. O navio estava distante do local onde ocorreu a explosão.

Bem antes dos primeiros casos da Covid-19 serem reportados no Líbano, o país já enfrentava a maior crise econômica desde o fim da longa guerra civil (1975-1999), agravada pela instabilidade política em meio a uma onda de protestos que levou milhões de pessoas às ruas no final do ano passado — uma onda que levou à queda do governo mas que também paralisou o país por semanas.

Na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores do país renunciou, alertando que interesses conflitantes ameaçavam transformar o país em "um estado falido".

O governo, apoiado pelo Hezbollah e seus aliados, tem se esforçado para realizar reformas exigidas pela comunidade internacional. As negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para um empréstimo de US$ 10 bilhões foram interrompidas e o governo apelou por ajuda de países do Golfo — principalmente Kuwait, Iraque e Catar.

 

*Fonte: Extra


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes