Quarta-feira, 11 de dezembro de 2019 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Educação
XIX Jornada Jovens Talentos para a Ciência em São João da Barra
Alunos de São João da Barra conquistaram terceiro lugar no evento, realizado em Macaé
Notícias > Educação > XIX Jornada Jovens Talentos para a Ciência em São João da Barra
Isis Rodrigues / Portalozk.com 03 de dezembro de 2019 às 12h16
Compartilhe essa notícia Whatsapp

Alunos do programa de pré-iniciação científica Jovens Talentos, de São João da Barra, conquistaram o 3º lugar na XIX Jornada Jovens Talentos para a Ciência, na última quarta-feira, 27, em Macaé. O evento reuniu alunos e orientadores de toda a região Norte Fluminense e, ainda, comemorou os 20 anos do projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).

Os alunos destaques foram: Herick Alexandre Neves Gonçalves, Kaio Barcelos Ribeiro Primo, Lauany de Abreu Barreiro e Lucas do Espírito Santo Tavares, que atualmente cursam ensino médio no Colégio Estadual Admardo Alves Torres e no IFF/SJB, e são egressos da Escola Municipal Amaro de Souza Paes — polo do projeto no município —, em Grussaí. O projeto apresentado pelos estudantes é intitulado “Fabricação e utilização do biodiesel como combustível alternativo”, com orientação da professora da rede de Educação do município, Jéssica Monteiro, junto com a professora Patrícia Rodrigues e apoio da coordenadora da rede Deise Santos.

A proposta premiada, apresentada pelos alunos, visa buscar alternativas para substituição do óleo diesel em motores, já que este provêm do petróleo, fonte limitada e com previsão de esgotamento futuro, através do biodiesel como combustível alternativo, contribuindo com a sustentabilidade.

O programa Jovens Talentos é destinado a estudantes do ensino médio público que tenham interesse e potencial para atuar em atividades de pesquisa em ciência e tecnologia, estimulando a formação científica e identificando vocações. As atividades são desenvolvidas nos laboratórios das instituições científicas conveniadas, como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), sob a orientação de pesquisadores, com atividades teóricas e práticas.

São João da Barra conta atualmente com 16 alunos realizando projetos dentro Programa, que é desenvolvido pela Faperj, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e executado pelo Centro de Ciências do Estado do Rio de janeiro (Cecierj) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Eles recebem ajuda de custo de R$ 200 por mês e são escolhidos a partir da análise da atuação, interesse e desempenho acadêmico no ano anterior. 

 

*Fonte: Ascom 

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes