Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Volta às aulas requer rastreamento e testagem, mostra estudo - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Educação
Volta às aulas requer rastreamento e testagem, mostra estudo
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 04/08/2020 - 11:12

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A reabertura de escolas à medida que a pandemia de Covid-19 se desacelera é algo que pode ser feito com sucesso, mas requer a testagem dos casos suspeitos e o rastreamento da maioria dos contatos dos infectados. Essa é a conclusão de um estudo liderado pelo University College de Londres, que busca orientar a operação de retomada das aulas no Reino Unido.

Apesar de ter sido ancorado na realidade britânica, o trabalho traçou vários cenários hipotéticos que podem ajudar a orientar os processos de reabertura em outros lugares.

“O relaxamento do distanciamento social no Reino Unido, que inclui a reabertura de escolas, precisa ser acompanhado de testagem de indivíduos sintomáticos e de rastreamento de contatos efetivo em grande escala, seguido de isolamento dos casos infectados”, escreveram os pesquisadores, liderados pela epidemiologista Jasmina Panovska-Griffiths.

O grupo detalhou suas conclusões, obtidas por meio de simulações matemáticas de epidemia, em um artigo publicado ontem pela revista científica “The Lancet Child & Adolescent Health”.

Exemplo que vem da Austrália

Com aumento da demanda de gestores públicos por informações de como manter as escolas abertas de maneira segura, a publicação divulgou também os resultados de um estudo que monitorou 24 escolas na Austrália, que não chegou a fechar os estabelecimentos por não ter sido tão afetada pela epidemia.

Neles, os cientistas descrevem um caso de sucesso em evitar que salas de aula se tornassem centros de disseminação do novo coronavírus, mas implementando amplas medidas de contenção, indo além do protocolo de higiene e distanciamento social.

“A testagem efetiva e as estratégias para lidar com os contatos do casos da doença foram associadas a baixos números de comparecimento de infectados, e crianças e professores não contribuíram significativamente para a transmissão da Covid-19”, escreveram os cientistas australianos, liderados pela pediatra Kristine Macartney, da Universidade de Sydney.

Apesar de o estudo australiano ter uma mensagem mais otimista que a do britânico, ambos estão calcados nos princípios de testagem e rastreamento de contatos.

Segundo os pesquisadores, o objetivos do estudo foi o de municiar gestores públicos de qualquer país com informações para planejamento.

“Nosso estudo não deve ser usado como motivo para manter as escolas fechadas por medo de uma segunda onda, mas como um grande chamado à ação para aprimorar medidas de controle de infecção, testagem e rastreamento para que possamos devolver as crianças às escolas sem interromper sua aprendizagem de novo por longos períodos de tempo”, afirmou o sanitarista Chris Bonell, da London School of Hygiene & Tropical Medicine, coautor do trabalho britânico.

A ideia, dizem os pesquisadores, é planejar que a reabertura das escolas ocorra só depois que recursos de vigilância epidemiológica sejam implementados.

Especialistas ouvidos pelo EXTRA, porém, afirmam que a mensagem desses estudos para a realidade brasileira não é muito positiva. O Reino Unido está num momento mais favorável de evolução da pandemia para reabrir as salas de aula, e tem recursos em linha para fazer o rastreamento de contato e os testes, diferentemente de estados como São Paulo e Rio, que já ensaiam a retomada das aulas.

— Está faltando aqui a gente fazer saúde pública — afirma o infectologista Mario Roberto Dal Poz, professor da Uerj, que acompanha a discussão sobre o calendário das escolas no Rio. — O básico da saúde pública é identificar o caso, isolá-lo, identificar os contatos, monitorá-los e colocar em isolamento também quando for preciso.

 

*Fonte: Extra


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes