Sábado, 19 de outubro de 2019 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Educação
Semana Acadêmica no IFF de São João da Barra
Evento foi aberto nesta quarta-feira, e prossegue até sexta-feira no Campus Avançado SJB
Notícias > Educação > Semana Acadêmica no IFF de São João da Barra
Isis Rodrigues / Portalozk.com 10 de outubro de 2019 às 10h14
Compartilhe essa notícia Whatsapp

O Instituto Federal Fluminense - Campus Avançado São João da Barra - abriu, nesta quarta-feira, 9, a IV Semana Acadêmica. Serão três dias de imersão pelo mundo da ciência, dentro da temática nacional: “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento Sustentável”.   Ainda nesta edição, alunos e profissionais da instituição estarão realizando o II Encontro de Pesquisa e Extensão e o III Festival de Talentos.  O evento tem como propósito promover interação e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, que hoje abriga um dos maiores portos do país, o Porto do Açu.

A semana foi aberta com música, pelo grupo de estudantes dos projetos de “Musicalização” e “Lets Sing”, que animaram e encantaram os presentes. Compuseram a mesa o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF, Vicente Oliveira; o diretor-geral do Campus, Valdeir de Souza; a diretora de ensino, Alessandra Rocha; o secretário municipal de Educação e Cultura, Daniel Damasceno e o coordenador do evento e professor, David Costa.  Representantes de empresas instaladas no  Porto do Açu, secretários do governo Carla Machado e o comandante da Capitania dos Portos de São João da Barra, capitão-tenente Francisco Filho, também participaram.

O secretário Daniel Damasceno destacou o papel do IFF no município, parabenizou os alunos pelos projetos desenvolvidos e falou da ousadia que foi o sonho da prefeita Carla Machado em trazer para São João da Barra o Instituto. “Foi uma construção coletiva, mas pelas ideias e sonhos, estamos todos aqui presenciando a educação em sua dimensão humana. Tivemos na abertura da Semana esse sopro de humanidade e preparação dos jovens para o mundo globalizado de trabalho. O Instituto cumpre a sua função de braço do Ministério da Educação no município e promove a integração com a municipalidade”, ressaltou.    

O diretor do Campus, Valdeir de Souza, abriu o evento parabenizando toda equipe empenhada na realização da Semana Acadêmica. “Estamos, desde 2016, a cada edição da Semana Acadêmica, melhorando ano após ano, o que é muito importante para a formação de cada aluno nosso aqui dentro”, disse. Na sequência, o pró-reitor, Vicente Oliveira também deu boas-vindas e ministrou palestra sobre o Instituto Federal Fluminense e seu papel na região.

O evento se estende até sexta-feira, 11, quando estarão abertas visitações às salas temáticas e estandes. Os espaços ainda estão sendo guardados a “sete-chaves” por alunos e coordenadores, mas foi possível uma passada rápida pela Sala temática de Astronomia, com organização da aluna do 2º ano do curso técnico em Petróleo e Gás, Letícia Marafoni, e a professora de Física, Cassiana Hygino.

Outra sala que abriu as portas para a curiosidade foi a de “Gênero, sexualidade e identidade”, organizada pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) e pelo PI Estúdio Pagu, que terá debates em torno do tema, buscando promover o respeito e desconstruir preconceitos, com coordenação das professoras Amanda Bastos e Nina Barreto.  

 

*Fonte: Ascom 

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes