Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Corpos de jovens que foram sequestrados em Campos são encontrados no Rio Paraíba do Sul

Educação
Professores da UFRJ visitam Lagoa Salgada, em São João da Barra
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA - 16/01/2018 - 11:21

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Uma equipe de professores e tutores do projeto Macroalgas, do curso de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenada pelo professor Maulori Cabral, visitou na última semana a Lagoa Salgada, no Açu, 5° distrito de são João da Barra, considerada patrimônio geopaleontológico da humanidade. O grupo foi acompanhado pelo guia em turismo científico e funcionário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, André Pinto.

Segundo a subsecretária de Meio Ambiente, Joice Pedra, Universidades como UENF, UFRJ, UERJ e UFF visitam constantemente o local através de guiamentos agendados com a Secretaria, bem como escolas públicas de toda a região, que levam seus estudantes para aulas de campo, acompanhados por professores de Geografia, Ciências e História. "É muito importante o Município incentivar o turismo cientifico através de parcerias com as Universidades", ressaltou.

De acordo com o professor Maulori, essas visitas são importantes para que os futuros professores de biologia possam reconhecer a importância desse local para a região e para o mundo.

“A Lagoa Salgada é um patrimônio da humanidade, e o Município de São João da Barra tem que se orgulhar e divulgar ainda mais esse santuário, onde existem bactérias que começaram  povoando o planeta, há 3,6 bilhões de anos. São poucos os locais do planeta que ainda são encontrados estromatólitos vivos, isso é uma riqueza de valor incalculável”, explicou.

Localizada numa planície fluviomarinha, a Lagoa Salgada (também denominada por "Lagoa do Salgado" por causa do Roteiro dos Sete Capitães em 1633), está entre os municípios de São João da Barra e de Campos dos Goytacazes, sendo a sua maior parte localizada em território sanjoanense.

A Lagoa pertence a projetos importantes como o Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro e, em parte,  ao  Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag).

Segundo André Pinto, o Geoturismo, a Geodiversidade e a Geoconservação têm sido cada vez mais aplicada ao local, através de trabalhos de Educação Ambiental pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “São João da Barra é um laboratório a céu aberto e temos que aproveitar e potencializar nossos atrativos naturais de forma consciente”, ressaltou André Pinto.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes