Após a terceira colocação na XII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti-2018), alunas da Escola Municipal José Alves Barreto, de Mato Escuro, quinto distrito de São João da Barra, foram selecionadas para integrar a primeira edição do Ciclo de Palestras Mirim com tema “Papo de meninas cientistas”, que aconteceu neste sábado, 30, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Rio de Janeiro.
O evento, realizado no final do mês de março, marca o período em que se celebra as lutas pela igualdade feminina. Ynayara Gabriele Machado de Almeida, Karla Libian Rangel da Silva e Maria Eduarda da Silva dos Santos foram destaque na Fecti ao debater o tema: Direito à Saúde no Brasil: Fake News e as Baixas Coberturas Vacinais, na categoria 8º e 9º anos, que teve a orientação da professora Amanda de Oliveira Ferreira, e coorientação da professora Alice Prado.
O convite, feito pelo pesquisador da Coordenação de Educação da MAST, Vladimir Suarez, um dos avaliadores dos projetos apresentados na Fecti, é uma iniciativa de popularização da Ciência e de difusão do conhecimento produzido por alunos do ensino fundamental e médio. “Considerando a qualidade dos trabalhos, excelente desempenho e socialização e a importância de compartilhar esta produção para além do contexto da escola, criamos dentro do MAST um espaço para que o talento e o trabalho dessa galera sejam reconhecidos”, disse.
- Esse reconhecimento nos enche de orgulho da escola pública, de saber que estamos fazendo a diferença na vida deles, e neste caso, provando que o mundo da Ciência não pertence ao homem somente, mas a mulher também - ressaltou a diretora José Alves Barreto, Cláudia Oliveira.
Também foram selecionadas para a apresentação das pesquisas e debates com o público, alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), e da Escola Municipal Coronel Eliseu (Duque de Caxias). Acompanharam as estudantes d São João da Barra à capital fluminense as professoras Amanda Ferreira e Lílian Rangel.
Segundo o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, “a presença da Educação Pública Municipal de São João da Barra no Museu de Astronomia e Ciências Afins é mais um episódio de legitimação do trabalho pedagógico desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura (Semec) e protagonizado pelos nossos educadores e estudantes, que são a mola-mestre de todo esse sucesso”, finalizou.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138