Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Ginásio de Esportes de São João da Barra será reinaugurado no sábado, dia 04 de maio

Educação
Grêmios estudantis empossados em São João da Barra
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA - 13/07/2018 - 09:57

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O secretário de Educação e Cultura de São João da Barra, Daniel Damasceno, e o coordenador do Fórum de Educação do Estado do Rio de Janeiro, André Jorge Marcelino, deram posse, nesta quinta-feira, 12, aos grêmios estudantis das escolas do município. O evento aconteceu no Cine Teatro São João e contou com a participação de estudantes do segundo segmento (6º ao 9º ano) regular e Educação de Jovens e Adultos, professores e equipe técnica de 12 unidades escolares da rede de ensino.

Os integrantes dos grêmios estudantis terão dois anos de mandato para representar os interesses de toda a classe escolar no que diz respeito às finalidades educacionais, culturais, cívicas, esportivas e sociais, e principalmente, levar à frente a luta por melhorias no ensino e a democracia na escola.

Adriele Santos, aluna do 9º ano da escola Domingos Fernandes da Costa (DOFEC), e integrante do grêmio "O futuro é agora", disse que o grêmio é a voz dos alunos, e que pretende colocar em prática, com os colegas, projetos envolvendo temas como drogas e gravidez na adolescência, pois são assuntos pontuais e de interesse no meio escolar.

A instauração do grêmio estudantil é pioneira no município e cumpre uma das metas do Plano Municipal de Educação. O secretário de Educação, Daniel Damasceno, destacou o trabalho em prol do coletivo, tarefa de cada grêmio, e a responsabilidede de, enquanto entidade, representar os interesses do todo, sendo necessário ouvir o outro e desenvolver o senso de justiça.

O coordenador do Fórum de Educação do Estado do Rio de Janeiro, André Jorge Marcelino, frisou a responsabilidade de ser um gremista, e contou sua experiência à época escolar como integrante do grêmio Chico Mendes. "Integrar um grêmio é importante para a democracia, porém, é algo difícil, porque envolve lidar com a diferença, e para ter sucesso, é preciso conhecimento e entendimento, precisa ser firme, saber negociar, enfrentar os desafios", sinalizou.

Os componentes dos grêmios também foram orientados a organizar o estatuto, de acordo com o que pode ou não ser feito durante a gestão, assim como registrar em atas todas as decisões, pois os mesmos servirão de pesquisa para os futuros gremistas, inclusive, como registro histórico. Durante todo o processo, os alunos serão orientados nas escolas pela equipe de orientadores educacionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Durante o evento, o grêmio "União, força e ação", da escola Elysio de Magalhães, fez uma apresentação cultural, enfocando os direitos e deveres da entidade. "É preciso que todos entendam que o grêmio existe não só para promover diversão. Temos que levar o conhecimento também", frisou Karine Martins, do 9º ano.

Também participaram da cerimônia de posse o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alex Caetano, o coordenador de Juventude, João Filiphe Amaral, as coordenadoras da Semec, Ana Paula Barreto, Raquel Mota, Estela Bastos e a supervisora Joceilsa Coutinho, além das coordenadoras da EJA, Rejane Soares e Dulcileia Martins Mota, e do prefeito mirim de São João da Barra, Arthur Almeida , de escola José Alves Barreto.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes