Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Governo do Rio lança manual com orientações de higiene para o retorno das aulas presenciais; confira - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Morre homem que ficou ferido após casa pegar fogo em São João da Barra

Educação
Governo do Rio lança manual com orientações de higiene para o retorno das aulas presenciais; confira
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 10/09/2020 - 01:08

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Para orientar alunos, pais, professores e as escolas na volta às aulas, programada para na próxima segunda-feira na rede particular, o governo do Rio lançou uma cartilha com orientações, medidas adicionais de prevenção e controle para evitar o contágio da Covid-19 nos colégios. Entre as recomendações está o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), manutenção frequente dos aparelhos de ar-condicionado, distanciamento de um metro a um metro e meio e desinfecção e limpeza dos ambientes.

A volta dos alunos deve ocorrer de forma gradual, segundo o manual, para evitar aglomerações. Uma das orientações é a disposição das mesas nas sala de aula, qeu segundo manual é preciso ter um distanciamento de no mínimo um metro, e devem ser posicionadas junto das paredes e janelas o máximo possível, de acordo com a estrutura física da salas. É recomendado também evitar que os alunos fiquem um de frente para o outro.

Entre os pontos abordados está o transporte escolar, quer deve ficar com as janelas abertas, e até a manutenção do ar-condicionado. Confira algumas orientações

Recomendações gerais

O transporte escolar deve manter as janelas abertas para permitir a renovação do ar interior.

A higiene das mãos é uma das medidas mais importante para o controle de doenças. Os funcionários das cantinas e refeitórios devem higienizar as mãos frequentemente

Garantir o cumprimento da obrigatoriedade de utilização de máscaras para acesso e permanência dos funcionários docentes e não docentes e pelos alunos, de acordo com a legislação vigente, devendo ser observada a necessidade de troca de máscaras a cada 2 horas.

Deve-se lavar as mãos sempre que: chegar a Escolar, após tossir, espirrar ou assoar o nariz; após utilizar os sanitários, quando interromper uma atividade e iniciar outra, após manusear dinheiro ou cartões de banco, transporte ou metrô, antes de colocar luvas descartáveis e após retirá-las. Na impossibilidade de lavar as mãos, higienizá- -las com álcool em gel 70%.

Atividades de Educação Física, Artes e correlatas devem ser realizadas mediante cumprimento do distanciamento mínimo de 1m a 1,5m entre os alunos, preferencialmente ao ar livre, e sem uso de equipamentos ou materiais compartilhados.

Os intervalos ou recreios devem ser feitos com revezamento de turmas em horários alternados, respeitando o distanciamento mínimo de 1 m à 1,5 m entre os alunos, para evitar aglomerações;

Recomenda-se a instalação de dispensadores de álcool em gel 70% nos ambientes em que estejam presentes esses itens citados acima, lembrando-se do acesso fácil aos cadeirantes e às pessoas com necessidades especiais;

Disponibilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), máscaras, luvas descartáveis, óculos e touca, necessários para as atividades executadas pelos funcionários, principalmente quando envolver as atividades de limpeza, retirada e troca do lixo, manuseio e manipulação de alimentos ou livros e aferição de temperatura.

A limpeza deve ser realizada sempre no sentido de cima para baixo e das áreas mais limpas para as mais sujas: Paredes e teto (se aplicável); Superfícies acima do chão (bancadas, mesas, cadeiras, corrimãos, outros); instalações sanitárias; Chão é o último a ser limpo.

Recomenda-se que a brinquedoteca e outras salas/áreas com materiais de difícil higienização e controle sejam fechadas apara evitar o acesso de alunos, incluindo ambientes sem ventilação natural ou artificial.

Biblioteca: livros parados por cinco dias

As bibliotecas também possuem orientações diferenciadas:o bibliotecário deve estar usando luvas descartáveis para receber os livros, que quando devolvidos devem ficar acomodados em estante separada e própria para esse fim. Após a devolução, as obras precisam permanecer nessa local por cinco dias, não podendo ser emprestados nem colocados no acervo. Após o prazo, os livros devem ser higienizados na parte externa com álcool 70% e papel toalha, estando prontos para serem emprestados.

Em caso de um caso suspeito de Covid-19 for detectado dentro do colégio, é preciso que a pessoa ou aluno seja encaminhado para uma área de isolamento pré-definida. Para o detalhamento das ações, sugerimos o contato junto à Vigilância Epidemiológica do município para o apoio do desenho do fluxo quando da existência de caso sintomático respiratório.

Caso a escola não tenha condições de adotar as medidas, o manual sugere que "seja aplicado um regime de ensino remoto, com períodos de atividades presenciais, para que seja preservada a saúde da comunidade escolar e de seus familiares."

Funcionários e colaboradores

O manual do Governo do Rio alerta para o perigo de funcionários se contaminarem no trajeto de suas casas até a escola:

"O trajeto entre a casa e o local de trabalho é o momento de maior exposição dos funcionários ao vírus. Portanto, é imprescindível que eles sejam orientados na adoção de alguns cuidados (distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos, cuidados com o uniforme para uso exclusivo no colégio)", diz trecho do documento.

Além das medidas de higiene, o manual orienta que se alguma funcionário morar com um caso confirmado é preciso que ele siga os protocolos de isolamento.

 

*Fonte: Extra


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes