Sábado, 26 de setembro de 2020 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI

Vice-prefeito de São João da Barra testa positivo para COVID-19

URGENTE
Economia
Remarcação de perícia será automática para quem já tinha agendado data, diz INSS
Notícias > Economia > Remarcação de perícia será automática para quem já tinha agendado data, diz INSS
Thamiris Moreira / Portalozk.com 15 de setembro de 2020 às 12h11
Compartilhe essa notícia Whatsapp

Após a confusão na reabertura de parte das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no país, o órgão informou que a remarcação da perícia médica será feita de maneira automática para quem já tinha agendado uma data.

"Nós vamos fazer de forma ativa essa remarcação para ela. Para a pessoa saber se teve a remarcação feita basta ligar para o 135, ou entrar no aplicativo Meu INSS, ou então ir a um dos nossos mais de 3 mil acordos de cooperação técnica em todo o Brasil, e aí ele vai ter a informação da remarcação que a gente vai fazer de ofício, mas dando ciência à pessoa", disse o diretor de atendimento do INSS, Jobson Oliveira, ao Bom Dia Brasil da Tv Globo.

As perícias seguem suspensas, em todo o país, pelo menos até quarta-feira (16) após os médicos decidirem não retornar ao trabalho, alegando falta de segurança neste momento.

As perícias são necessárias para permitir que trabalhadores recebam auxílio, retornem ao trabalho ou consigam a aposentadoria.

O INSS ainda não informou quando o atendimento será normalizado – disse apenas que será o mais brevemente possível após inspeções comprovarem a adequação dos consultórios.

Retorno restrito e limitado
Segundo o INSS, agências estão funcionando apenas para cumprimento de exigências, avaliação social, reabilitação profissional e Justificação administrativa.

Na véspera, após o caos observado em diversas agências do país, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, admitiu que faltou planejamento e pediu desculpas.

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) informou que a categoria decidiu não retomar as atividades presenciais após apenas 12 das mais de 800 agências com serviço de perícia terem sido aprovadas em vistorias realizadas pela entidade.

Segundo os cálculos do próprio INSS, cerca de sete mil pessoas podem ter sido prejudicadas na segunda-feira.

O que está funcionando
As agências do INSS começaram a reabrir nesta semana no país após quase 5 meses fechadas em razão da pandemia de coronavírus. Em São Paulo, as agências seguem fechadas por decisão judicial. O INSS informou que já recorreu.

Nesta primeira etapa, as agências atenderão apenas alguns serviços e somente mediante agendamento para evitar aglomerações.

O segurado pode verificar as agências abertas pelo site https://covid.inss.gov.br/

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes