Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Ginásio de Esportes de São João da Barra será reinaugurado no sábado, dia 04 de maio

Economia
Oportunidade de emprego para jovens de São João da Barra
PUBLICADO POR: REDAçãO 4 | PORTALOZK.COM - 15/01/2020 - 15:12

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O trabalho voltado à empregabilidade em São João da Barra, desenvolvido pela Superintendência de Trabalho e Renda – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico – continua abrindo portas para jovens do município. O ano de 2019 fechou com 97 contratações no Programa Jovem Aprendiz e, iniciando 2020, mais quatro vagas preenchidas na Porto do Açu Operações, após a consulta pela empresa ao Sistema Automatizado de Gestão da Empregabilidade (Sage).

O processo de seleção dos quatro novos jovens aprendizes, além do currículo disponibilizado no Sage – ferramenta on-line implantada em agosto de 2019 e que aperfeiçoou o cadastro de currículos e a consulta por parte dos empregadores –, envolveu toda uma preparação dos candidatos para que estivessem aptos a enfrentar o caminho até a conquista do primeiro emprego.

"Realizamos, de forma permanente, treinamentos com jovens cadastrados na Superintendência de Trabalho e Renda enfocando questões importantes relacionadas, por exemplo, a postura em uma entrevista. Especificamente dentro do Jovem Aprendiz, o saldo tem sido positivo. Das vagas preenchidas dentro do programa em 2019, 81 foram por moradores do município. Soma-se a isso 44 vagas de estágio, sendo 11 para sanjoanenses", destacou o superintendente de Trabalho e Renda, Felipe Estefan, enfatizando que os números envolvem empresas instaladas no complexo portuário do Açu.

Para recrutar os quatro jovens, a empresa Porto Açu, após a análise do perfil dentro do sistema de empregabilidade, selecionou 23 candidatos que, no dia 9 de dezembro, participaram no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, juntamente com o gerente de Qualificação Profissional da Superintendência de Trabalho e Renda, Fernando Maciel, de um treinamento de empregabilidade. Em seguida, todos os jovens participaram do processo seletivo da empresa, sendo quatro contratados de imediato, três pré-selecionados para num futuro próximo serem aproveitados e dois pré-selecionados para a lista de espera.  

Moradora do distrito de Barcelos, Mariana Marvilla, 22 anos, com formação técnica em Meio Ambiente e Química, 22 anos, comemora o fato de estar entre os quatro selecionados para começar atuar já no dia 20 de janeiro e destaca a capacitação desenvolvida pelo município. "Minha meta, a partir dessa oportunidade, é tentar me firmar e crescer dentro da empresa. Quanto ao trabalho desenvolvido pelo município, classifico como muito importante, não só em disponibilizar o cadastro de currículos, mas também na preparação para enfrentarmos as etapas dentro do processo de seleção, principalmente a entrevista".

 O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcelino Souza, crê na ampliação do número de jovens a serem absorvidos no mercado de trabalho em 2020, assim como a continuidade de São João da Barra entre os líderes da região em empregabilidade de um modo geral. "O cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta em 2019 aproximadamente 6 mil admissões, contra cerca de 2.300 demissões. O saldo positivo de mais de 3 mil vagas em uma variação percentual positiva de 38%. Seguindo a determinação da prefeita Carla Machado, o foco é em criar condições para que o sanjoanense ocupe as vagas oferecidas dentro desse contexto de desenvolvimento do setor industrial do município em decorrência da implantação e operação do Porto do Açu", disse.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes