Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Morre homem que ficou ferido após casa pegar fogo em São João da Barra

Economia
Norte Fluminense pode atrair 20 bilhões em investimentos com dinamização do mercado de gás
PUBLICADO POR: REDAçãO 4 | PORTALOZK.COM - 04/08/2020 - 12:19

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O Gás Natural tem papel estratégico na retomada econômica pós Covid-19. É o que mostra o estudo “Rio a todo gás” elaborado pela Firjan. O documento traz propostas para destravar investimentos em gás natural, que podem alcançar até R$ 45 bilhões no estado. Só no Norte Fluminense, o volume de investimentos pode chegar a R$ 20 bilhões, aplicados em infraestruturas essenciais para o escoamento, tratamento e transporte do gás natural, além de plantas de consumo industrial, como por exemplo, no segmento de fertilizantes e siderurgia.

O Rio é o maior produtor brasileiro do energético e o gás natural assume fundamental importância como combustível estratégico na retomada econômica do país e do estado, principalmente no pós-pandemia. A região Norte Fluminense é o segundo maior polo de produção de petróleo e gás do Brasil e terá um novo ciclo de desenvolvimento com a revitalização dos campos maduros da Bacia de Campos.

Segundo o estudo da Firjan, a capacidade de geração termoelétrica a partir do gás natural no Norte Fluminense pode quadruplicar nos próximos 5 anos, podendo ultrapassar a marca de 10 térmicas a serem instaladas na região. Estão em desenvolvimento projetos em Macaé e no Porto do Açu para instalaçao de terminais de GNL (Gás Natural Liquefeito) e UPGNs (Usinas de Processamento de Gás Natural) além de gasodutos de escoamento.

Porém, para destravar esses investimentos é preciso uma agenda de ações de curto prazo. Entre elas, estão a concreta implementação da regulamentação do mercado livre de gás natural pela Agenersa (Agencia Reguladora de Energia e Saneamento Basico do Estado do Rio de Janeiro). Já na esfera federal, é necessária a aprovação do Novo Marco Regulatório, a chamada Nova Lei do Gás.

Na última quarta-feira, 29/07, a Câmara dos Deputados aprovou, por 323 votos favoráveis a 113 contrários, o regime de urgência para o projeto de lei 6407/2013, que estabelece o novo marco legal. Se aprovada, a legislação vai facilitar o acesso das empresas privadas ao segmento de escoamento e transporte do gás natural, o que deverá aumentar a concorrência e reduzir os preços do produto.

Esses são passos importantes para viabilizar a expansão do consumo de gás natural no Brasil e no estado do Rio e prometem contribuir para consolidar a posição fluminense nesse mercado, em especial a região Norte Fluminense, que deve se estabelecer como um importante hub de gás no país.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes