Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Maiza Lima é a principal atração musical desta noite em festa que celebra Nossa Senhora do Sagrado Coração, na localidade de Palacete, em São João da Barra

Economia
Endividamento das famílias registra terceiro aumento consecutivo em maio
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 24/06/2019 - 10:55

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC RJ) mostra que o percentual de famílias endividadas no mês de maio apresentou o terceiro aumento consecutivo e atingiu o nível de 61%, um acréscimo de 0,3 ponto percentual frente a abril. Na comparação com abril de 2018, foi observado um aumento de 0,8 ponto percentual. É a primeira vez, desde junho de 2018, que o percentual de endividados aumenta na comparação anual. O levantamento é da Fecomércio RJ, apurado pela CNC.

Desde maio de 2018, quando o índice atingiu 60,2%, os valores registrados oscilam entre -1,5 e 1,5 ponto percentual, depois de ter iniciado trajetória de queda em janeiro do mesmo ano. No mês analisado, observou-se que a proporção de famílias endividadas que ganham mais de dez salários mínimos saltou de 40,7% em abril para 46,3% em maio. Entre as famílias que ganham menos de dez salários mínimos, a quantidade de famílias endividadas ficou relativamente estável, com recuo igual a 1 ponto percentual e atingiu 64,8%.

Dentre os endividados, 76,9% (ou 46,9% das famílias) afirmaram que tem dívidas no cartão de crédito, o que equivale a um contingente de famílias 5,3 vezes superior ao volume de entrevistados com dívidas no carnê (14,5%), segunda maior modalidade de endividamento registrado em maio de 2019. Entre as famílias endividadas, o percentual de inadimplentes subiu pelo quarto mês consecutivo e passou para 28,7%.

O contingente de famílias que revelou não ter condições de pagar as contas em atraso subiu 0,3 ponto percentual em maio frente a abril e atingiu 13,5%, quarta subida sucessiva. O valor é 2,3 pontos percentuais superior ao observado no mesmo período do ano passado. Aqui também percebe-se que a proporção de famílias que não terão condições de pagar suas contas entre as famílias que ganham até dez salários mínimos (16,6%) registrou valor aproximadamente 3,5 vezes superior a proporção de famílias que não terão condições de pagar suas contas entre as famílias que ganham mais de dez salários (4,7%).

O levantamento também analisou o tempo que as famílias, com contas em atraso, demoraram além do prazo para quitá-las. Em maio de 2019 foi de 65 dias, contra 63 dias em maio de 2018 e 63,6 dias em abril de 2019.

Empréstimos 
Assim como observado em abril, os tomadores de empréstimo alongaram o prazo para pagamento da dívida em maio. Na média, os agentes econômicos carregaram suas dívidas por 7,7 meses, cerca de oito dias a mais que o observado no mês anterior. Os tomadores de empréstimo tinham, em maio deste ano, 28,7% de sua renda comprometida com o pagamento da dívida, 0,6 ponto percentual superior ao mês de abril e 1 ponto percentual inferior a maio de 2018.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes