Sexta-feira, 15 de novembro de 2019 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI

Filho da prefeita Carla Machado, de São João da Barra, morre durante grave acidente em Campos

URGENTE
Economia
Defeso interrompe Pesca na Bacia do Rio Paraíba do Sul
Defeso da Piracema, iniciado em 1º de novembro, prossegue até 28 de fevereiro, em cumprimento à lei n.º 11.959/2009
Notícias > Economia > Defeso interrompe Pesca na Bacia do Rio Paraíba do Sul
Isis Rodrigues / Portalozk.com 06 de novembro de 2019 às 09h14
Compartilhe essa notícia Whatsapp
Atualizado em 06 de novembro de 2019 às 10h11

A Prefeitura de São João da Barra, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Pesca, alerta aos pescadores profissionais e amadores, além de donos de estabelecimentos comerciais, que está paralisada temporariamente a pesca no rio Paraíba do Sul e em lagoas em função do Defeso da Piracema, que prossegue até o dia 28 de fevereiro de 2020.

O secretário de Pesca, Analiel Vianna, ressalta a necessidade de cessar a pesca para que os peixes possam reproduzir e completar o ciclo que deixa o rio e lagoas produtivos para a classe pesqueira. “Paralisar a pesca nesse momento é um ato de responsabilidade dos pescadores para que nunca falte o pescado”, disse Analiel, ressaltando que nessa época acontece o deslocamento dos peixes para desovar.

“Durante o Defeso da Piracema o Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal intensificará o trabalho de fiscalização e conscientização. Os infratores estarão sujeitos a penalidades elencadas na Instrução Normativa IBAMA nº 195, de 02 de outubro de 2008”, explicou a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, informando que a medida entrou em vigor dia 1º de novembro e tem por objetivo a preservação de todos os recursos pesqueiros.

– Vale ressaltar aos pescadores para não pescar no rio e nas lagoas e aos donos de estabelecimentos que não comercializem peixes nativos como traíra, lambari, caximbau, carpa, piau, dentre outros, neste período de reprodução – concluiu Joice, destacando que só através da sensibilização, haverá preservação para a reprodução das espécies, garantindo a sustentabilidade do ambiente.

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes