Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Turismo o ano todo em São João da Barra - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Cultura
Turismo o ano todo em São João da Barra
Município avança em políticas públicas para o setor
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 10/10/2019 - 10:15

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Conhecida por suas praias e por promover o melhor carnaval de rua do interior do Estado do Rio, que atraem pessoas de todo o país na alta temporada, São João da Barra avança nas políticas públicas voltadas para o fomento do turismo, a fim de fortalecer o setor também na baixa temporada. O objetivo é ajudar a impulsionar a economia durante todo o ano e valorizar a imagem do município. Para isso a Prefeitura tem participado de eventos, se articulado com entidades governamentais e buscado fortalecer outros atrativos, como o turismo rural. A ideia é também investir no potencial turístico de roteiros como prédios históricos, patrimônio religioso, festas juninas, turismo de aventura, gastronomia, lagoa Salgada e as riquezas naturais do delta do Rio Paraíba do Sul.

Na semana passada São João da Barra sediou um seminário de turismo rural promovido pela secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, em parceria com a secretaria municipal de Agricultura. O evento reuniu produtores, artesãos, pesquisadores e representantes do poder público, a fim de unir esforços e criar estratégias para inserir a atividade no campo ao roteiro turístico municipal. Em agosto São João da Barra teve participação de destaque no Salão Estadual de Turismo, no Centro do Rio, no estande destinado à região da Costa Doce. Foi inclusive a partir da visibilidade do município no evento que São João da Barra ganhou espaço nas redes sociais do Hotel Urbano, a maior agência de viagens online do Brasil.

— Temos nos dedicado, em um esforço conjunto de várias secretarias, para transformar o turismo em uma fonte relevante de geração de renda e trabalho no município. São João da Barra vive os efeitos da crise nacional, da instabilidade em relação à indústria do petróleo, e é preciso buscar alternativas à nossa economia. O turismo tem um papel muito importante — afirma a prefeita Carla Machado.

O trabalho envolve as secretarias municipais de Turismo, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Comunicação Social e Agricultura.

— A partir do seminário de turismo rural estamos cuidando da montagem de um roteiro para receber os turistas, considerando as potencialidades de cada região, associando o turismo rural ao meio ambiente. Já solicitamos inclusive ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), uma capacitação para os nossos produtores. Queremos oferecer um roteiro de qualidade — diz a secretária municipal de Agricultura, Marcela Toledo.

Conselho fortalecido - Este ano São João da Barra conquistou a vaga de titular regional da região da Costa Doce no Fórum Estadual das Secretarias de Turismo, participou do lançamento do Programa Rumo ao Rio, desenvolvido pela secretaria estadual de Turismo — cujo objetivo é oferecer capacitação e apoio para expansão do mercado de eventos —, esteve presente na audiência pública do Conselho Estadual de Turismo na Assembleia Legislativa (Alerj) e passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, iniciativa do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do ministério do Turismo.

Os resultados deste esforço para desenvolver o setor têm sido acompanhados pelo Conselho Municipal de Turismo, que estava desmobilizado e passou a atuar efetivamente a partir de março deste ano, com a posse dos novos membros eleitos, ocorrida durante o Fórum Municipal de Turismo.

— O fato de o Conselho estar ativo é importante porque essas políticas públicas têm sido discutidas com a sociedade e porque desta forma o esforço para fortalecermos a atividade turística no município é compartilhada. Profissionais, empresários do setor, todos devem estar envolvidos neste processo — destaca o secretário municipal de Turismo, Flávio Raposo.

 

*Fonte: Ascom 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes