Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Corpos de jovens que foram sequestrados em Campos são encontrados no Rio Paraíba do Sul

Comunidade
Secretaria de Agricultura de São João da Barra promoveu Dia de Campo
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 09/07/2019 - 23:26

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Secretaria de Agricultura de São João da Barra promoveu nesta terça-feira, 9, o “Dia de Campo”, na localidade de Vila da Terra. O objetivo foi apresentar as possibilidades e técnicas dentro da atividade da horticultura, visando o seu fortalecimento no contexto da agricultura familiar.

Participaram alunos da Escola Técnica Estadual Agrícola Antonio Sarlo/Faetec, técnicos da Emater e produtores. Na ocasião, houve uma aula prática sobre a metodologia da horta circular e apresentação técnica com o engenheiro agrônomo Gustavo Perrout, que integra o quadro técnico da Secretaria de Agricultura.

A secretária da pasta, Marcela Toledo, explicou como funciona esse sistema de plantio alternativo. “Nas hortas circulares agroecológicas, o plantio é feito em canteiros no formato de anéis concêntricos, possibilitando um modelo mais econômico, onde a irrigação é feita por meio de gotejamento.  Existe uma  otimização de espaço e fácil manejo para o produtor,  além da  diversificação da produção que melhora o equilíbrio ambiental  e facilita o controle biológico, conseguindo, assim, produzir de forma natural”, detalhou .

Ainda de acordo com a secretária, a agricultura de São João da Barra é voltada para a monocultura de alguns itens específicos, sendo o maior produtor de maxixe do estado do Rio, o terceiro produtor de abacaxi, além de grande produtor de quiabo, jiló, aipim e batata doce.

 “A Secretaria vem desenvolvendo programas e projetos que buscam diversificação da agricultura e a horticultura é uma vertente que está sendo desenvolvida pelos técnicos. Através dos implementos tecnológicos buscamos melhorar a produção e facilitar a vida dos produtores”, explicou.

Para a professora da Escola Técnica Agrícola, Viviane Cristina Lima, foi um momento de aprendizado. “Foi importante para os alunos conhecerem a horta circular fora do ambiente da escola, já produzindo comercialmente, e as vantagens dessa produção agroecologica. A assistência técnica e a extensão rural têm que fomentar as iniciativas de produção do alimento sem veneno”, ponderou.

O supervisor do escritório local da Emater, Felipe dos Santos, destacou que o implemento de novas tecnologias com apoio técnico da Emater e da secretaria de Agricultura fortalece cada vez mais os agricultores familiares de São João da Barra.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes