Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Infância e tecnologia: qual o limite? - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Ginásio de Esportes de São João da Barra será reinaugurado no sábado, dia 04 de maio

Colunista
Infância e tecnologia: qual o limite?
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 23/12/2019 - 08:18

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

 

Cada dia mais encontramos crianças que ainda não sabem falar mas que  já dominam o uso de smartphones e tablets. Mas será que toda essa exposição precoce é saudável?

A relação das crianças com a tecnologia é um assunto que tem levantado grandes polêmicas. O uso direcionado da tecnologia pode ser um aliado no desenvolvimento infantil, porém o uso disfuncional pode comprometer o rendimento escolar, as habilidades sociais, e o desenvolvimento cognitivo. O uso excessivo dos aparelhos é suficiente para ocasionar o desenvolvimento de altos níveis de ansiedade, irritabilidade, problemas em lidar com sentimentos como a raiva, privação de sono (quando as crianças usam as telas na hora de dormir) e o risco de dependência por tecnologia. O uso das telas por um longo período causa excesso de estimulo no cérebro infantil, ou seja, após o tempo de exposição as crianças tente a ficar inquietas e agitadas.
 O equilíbrio é necessário, a tecnologia não precisa ser vista apenas como vilã, ela faz parte do nosso cotidiano e está cada vez mais presente na vida dos pequenos.
Com a chegada das férias escolares a tendência é que as crianças passem mais tempo  em frente as telas, diante disso são necessários cuidados para que se desenvolvam hábitos digitais saudáveis como:
- Moderar o tempo de uso dos eletrônicos, estabelecendo como limite  1/2 horas por dia;
- Não  utilizar eletrônicos durante as refeições e antes dormir;
- Incluir na rotina das crianças brincadeiras ao ar livre, brinquedos educativos, jogos que incentivem a interação. 

Vale lembrar que é importante ficar atento sobre a relação dos pais/responsáveis com a tecnologia, a dependência dos pais pela tecnologia pode comprometer sua relação com a criança.
As crianças são como pequenas esponjas, absorvem tudo ao seu redor, dessa forma se os responsáveis de referência fizerem o uso excessivo de tecnologia as crianças entendem essa atitude como correta e tendem a repetir.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes