Segunda-feira, 13 de julho de 2020 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Colunista
Desfralde: qual o momento de dizer adeus para as fraldas?
Notícias > Colunista > Desfralde: qual o momento de dizer adeus para as fraldas?
Bruna Henriques / Portalozk.com 13 de janeiro de 2020 às 09h06
Compartilhe essa notícia Whatsapp
Atualizado em 13 de janeiro de 2020 às 14h14

Para muitos pais é um grande desafio o momento de realizar o desfralde no bebê. Por mais que os pais não vejam a hora de não comprar mais fraldas, essa é uma etapa que exige muita paciência, tolerância, nada de pressa, muito diálogo e não focar na idade certa para o desfralde. 
Algumas crianças a partir de 18 meses estão prontas para iniciar o desfralde enquanto outras só estarão prontas após os 3 anos e todas são normais, por isso o recomendado é observar o comportamento e os sinais que as crianças apresentam. 
A fralda fica seca após a soneca? A criança demonstra desconforto quando a fralda está cheia? Consegue avisar que vai fazer xixi ou cocô? O intervalo entre as trocas de fraldas estão maiores?
É preciso respeitar o processo de amadurecimento da criança, se a criança não estiver pronta o desfralde não vai acontecer. 
Se o seu filho apresenta alguns dos sinais de que está preparado para iniciar o desfralde o momento é de usar a criatividade para tornar o processo divertido e leve para a criança.
Algumas dicas são:
- Adquira um penico ou adaptador de vaso só para seu filho;
- Algumas crianças podem se recusar a sentar no penico/vaso no início do processo. Brinque com bonecos ou personagens favoritos colocando-os para fazer xixi e cocô no penico/vaso, abuse da criatividade;
- Conte historinhas que relatam de forma simples e divertida o processo de desfralde;
- Nunca brigue ou castigue a criança se ela fizer xixi ou cocô no chão ou na roupa durante o processo de desfralde, isso pode acarretar em danos emocionais para o pequeno;
- Valorize suas pequenas conquistas.
 Fatores emocionais  e físicos como ansiedade, medo, insegurança e prisão de ventre estão envolvidos do processo do desfralde, se por algum motivo o tempo for passando e aumentar a dificuldade de realizar o desfralde ou se surgirem dúvidas sobre quando ou como iniciar o processo talvez seja a hora de buscar ajuda de um profissional de psicologia que irá auxiliar os pais e trabalhar junto com eles nessa etapa do desenvolvimento do pequeno.

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes