Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

House 82 Hamburgueria emite nova nota após ter mais de 100kg de alimentos impróprios apreendidos pela VISA, em Campos

Cidades
Ruas do Brás, em São Paulo, têm lotação e congestionamento; Rio volta a ter aumento de casos de Covid-19
PUBLICADO POR: REDAçãO 4 | PORTALOZK.COM - 22/06/2020 - 11:18

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

As ruas do Brás, no Centro de São Paulo, registravam aglomerações, filas, congestionamento na manhã desta segunda-feira (22).

O movimento do comércio ambulante passou a ficar ainda mais intenso após a Prefeitura de São Paulo autorizar a reabertura dos comércios de rua e shoppings na cidade, no dia 10 de junho.

A quarentena segue em vigor até 28 de junho com flexibilizações graduais da economia.

Pelo acordo com os setores, os estabelecimentos de rua podem funcionar apenas 4 horas por dia, das 11h às 15h.

A reabertura das lojas na capital paulista de serviços não essenciais faz parte da flexibilização econômica prevista na fase laranja do plano do governo estadual de retomada da economia.

RIO VOLTA A TER AUMENTO DE CASOS DE COVID-19
Nem parecia uma cidade no início de um processo de reabertura, com 5.832 mortos pelo novo coronavírus, mais que o triplo de Portugal ou cinco vezes o total da Argentina. O primeiro domingo do inverno foi de sol no Rio, com praias cheias do Leme a Grumari, chope, picanha e fritas servidos em mesas de restaurantes da Avenida Atlântica e áreas de lazer tomadas por famílias inteiras sem máscaras. Um descontrole que ocorre no momento em que o município volta a ter aumento no número de casos notificados da Covid-19. Foram 8.718 novas confirmações do dia 14 até o sábado dia 20, a maior quantidade das últimas quatro semanas. Para especialistas, isso soa como um alerta dos efeitos das recentes flexibilizações do isolamento social, com regras flagrantemente desrespeitadas.

O estado chegou neste domingo, dia 21, ao patamar de 96.133 casos (50.430 só na capital) e 8.875 óbitos. Quanto à cidade do Rio, o aumento nos registros da doença na semana passada foi de 52,7% em relação à anterior, quando 5.708 testes positivos foram notificados, de acordo com dados dos boletins divulgados diariamente pelas secretarias municipal e estadual de Saúde.

— Calculando os dias de incubação do vírus, o tempo para aparecerem os sintomas e o intervalo até a pessoa procurar uma unidade de saúde e fazer os exames, podemos concluir que esses casos são um reflexo da contaminação no começo de junho, durante a primeira fase de relaxamento das restrições. Os reflexos do que vimos neste fim de semana nas ruas vamos notar dentro de 15 dias, como ocorreu no interior de São Paulo e no Sul do país — adverte Tânia Vergara, presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio.

Durante toda a pandemia, o número de notificações da terceira semana de junho só não foi maior que o de 17 a 23 de maio (8.748). A prefeitura, no entanto, argumenta que os resultados dos testes para detectar a doença levam, em média, de dez a 15 dias para serem processados. E que, portanto, boa parte dos casos divulgados nos últimos dias se refere a exames que aguardavam confirmação — depreende-se, então, que esses testes foram feitos justamente no período em que o Rio avançava em suas medidas de relaxamento do distanciamento social.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, considerando a data do início dos sintomas do coronavírus, houve uma retração da doença na cidade entre os dias 14 e 20 deste mês. “O monitoramento diário mostra que o índice de variação de novos casos de Covid-19 teve uma redução de 0,6 para 0,4 no período”, informa o órgão, em nota.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes