Quinta-feira, 02 de julho de 2020 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Cidades
Projeto de Rede Óptica em fase final de implantação em São João da Barra
Notícias > Cidades > Projeto de Rede Óptica em fase final de implantação em São João da Barra
Isis Rodrigues / Portalozk.com 30 de junho de 2020 às 18h49
Compartilhe essa notícia Whatsapp

O projeto de Rede Óptica Municipal está na fase final de implantação em São João da Barra. Após a conclusão da instalação de equipamentos, a equipe de Tecnologia e Informação (TI) da Prefeitura, que irá operar o serviço, passou por treinamento, na segunda-feira, 29, e o teste de utilização da estrutura foi realizado na transmissão de eventos do Circuito Junino virtual.

O Projeto é desenvolvido pela Secretaria de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC). Ele consiste em um cabeamento  subterrâneo de sete quilômetros de extensão dentro da área central do município, abrangendo repartições públicas, espaços de lazer e de grande circulação de pessoas, disponibilizando acesso à internet e um crescimento tecnológico para a administração municipal em setores como o financeiro, tributário, de Saúde, Educação, Segurança Pública, Assistência Social, Turismo, entre outros. 

O trabalho de perfuração do anel para a implantação da Rede Óptica teve início esse ano e foi realizado pela  empresa Ziva Tecnologia e Inovação, responsável pelo treinamento dos profissionais do município.

A próxima etapa é a inspeção por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para o início da operacionalização da rede. Posteriormente, câmeras de monitoramento e telefonia por IP também serão agregadas aos serviços.

“Estamos aguardando agora a vistoria para a permissão de utilização da estrutura em definitivo. O ganho para o município será muito grande pois avançamos na modernização da gestão administrativa  e ampliação do acesso da população aos serviços públicos por meio da rede óptica”, explica o coordenador-geral de Tecnologia e Informação do município, Nanderson Costa.

A rede  abrange mais 12 pontos remotos que vão contar com o wi-fi, como unidades de saúde e de ensino, espaços culturais e esportivos, praças e setores da administração pública. Vale ressaltar que todos os profissionais envolvidos no treinamento seguiram as regras de distanciamento social, uso de máscaras e o local foi todo higienizado antes e depois do treinamento.

 

*Fonte: Ascom

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes