Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Museu Histórico de Campos com programação para receber visitantes no feriado desta quarta - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Ginásio de Esportes de São João da Barra será reinaugurado no sábado, dia 04 de maio

Cidades
Museu Histórico de Campos com programação para receber visitantes no feriado desta quarta
No Dia da Consciência Negra, o espaço estará com exposições e visitas mediadas voltadas a conscientização da escravidão. O Museu estará funcionando em horário especial, das 10h às 22h
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 20/11/2019 - 09:38

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

 

No Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), o Museu Histórico de Campos estará com exposições e visitas mediadas voltadas a conscientização da escravidão. No local, os visitantes poderão se informar sobre o princípio da escravidão na região e conferir instrumentos de tortura utilizados nos escravos como forma de domesticação, tanto no âmbito ideológico quanto físico. Neste dia, o Museu estará funcionando em horário especial, das 10h às 22h. 

 

Entre as atividades, a exposição permanente “Vestígios do Nosso Triste Passado”, localizada na sala do século XIX, estará recebendo novos materiais da época da escravidão, que ficarão expostos até o final do mês. Além disso, haverá também uma pequena mostra sobre o abolicionista Luís Carlos Lacerda, proprietário do Jornal Vinte e Cinco de Março, veículo de comunicação que prestava ajuda a escravos e condenava os maus tratos cometidos por senhores proprietários de escravos. 

 

Segundo a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, é preciso revelar a história triste que aconteceu na época escravocrata da região, por mais dolorida que seja.

 

- É importante lembrar que antes da abolição da escravidão a maioria da população de Campos era composta por negros, como continua sendo até hoje. Graças a contribuição trazida pelos negros que formamos a nossa cultura regional, demostrada principalmente nas manifestações da cultura popular – comentou Graziela.

 

O Museu Histórico de Campos funciona no Solar Visconde de Araruama e está localizado na Praça do Santíssimo Salvador, 40, no Centro. Para agendamentos escolares e em grandes grupos é necessário um responsável, maior de 18 anos, comparecer ao espaço ou ligar para (22) 98175-0616. O Museu é ligado à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, de 9h às 14h.

 

*Fonte: Ascom 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes