Nelson Rodrigues passou a “caminhar” por Copacabana 36 anos após sua morte, em 2016. Confeccionada pelo artista Edgar Duvivier e idealizada por dois netos do jornalista e escritor, Sacha e Crica Rodrigues, a estátua de 1,80m em bronze perdeu nos últimos dias os companheiros que normalmente transitam pela Praça Inhangá. Com o crescimento dos casos do novo coronavírus na cidade do Rio, além de sozinho na Rua Barata Ribeiro, o monumento que homenageia o também romancista e cronista de futebol, ganhou um equipamento de proteção cada vez mais presente nos rostos em tdo o mundo: uma máscara cirúrgica.
Também nesta semana, o poeta Carlos Drummond de Andrade, que aproveita a brisa do mar sentado de pernas cruzadas no Posto 6 da Praia de Copacabana, apareceu mascarado. Há 15 anos na orla, o monumento é ponto certo para fotos de turistas e cariocas que passeiam pelo calçadão, mas já foi alvo de diversos casos de vandalismo, como pichações e até o furto de seus óculos.
Bem perto dali, o compositor Tom Jobim também surgiu usando máscara cirúrgica. O monumento que homenageia o artista, autor de “Garota de Ipanema”, fica na orla inspiração de um de seus maiores sucessos, como antecipou o colunista Ancelmo Gois.
As iniciativas anônimas de tentar “proteger” os monumentos da cidade, no entanto, não foram exclusividade o Rio de Janeiro. Na Praia de Camburi, em Vitória, no Espírito Santo, a estátua do violinista Maurício de Oliveira apareceu “protegida” do Covid-19 esta semana. O acessório do artista era, no entanto, uma sacola plástica que imitava uma máscara cirúrgica.
Estátua do violinista Maurício de Oliveira no Espírito Santo Foto: Reprodução/ Instagram
É importante lembrar que a máscara comum não é eficiente para prevenir a doença - apenas o modelo N95 cumpre essa função. Quem já está doente pode usar a máscara cirúrgica, que ajuda a não contaminar outras pessoas. Quem tiver contato com casos suspeitos, como profissionais de saúde e familiares, também deve usar máscaras.
*Fonte: Extra
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138