Quarta-feira, 08 de julho de 2020 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Cidades
Inverno 2020 começa oficialmente neste sábado (20) e vai até 22 de setembro
Notícias > Cidades > Inverno 2020 começa oficialmente neste sábado (20) e vai até 22 de setembro
Thamiris Moreira / Portalozk.com 20 de junho de 2020 às 12h54
Compartilhe essa notícia Whatsapp

O inverno 2020 começa oficialmente neste sábado, dia 20 de junho, às 18h44 e vai até 22 de setembro, às 10h31. Durante a estação, não vai haver influência de nenhum fenômeno oceânico-atmosférico como El Niño e nem La Niña. O oceano Pacífico Equatorial Leste esfriou em relação ao verão,  mas os principais centros de de monitoramento desses fenômenos concordam que ainda existe uma situação de neutralidade em relação à temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial Leste. É esta neutralidade que deve prevalecer durante todo o período de inverno de 2020.  

O resfriamento que está ocorrendo no Pacífico não deve ter impacto relevante na atuação das frentes frias no Brasil durante este inverno.

A temperatura acima da média no oceano Atlântico Norte foi Observada durante todo o verão e o Outono do Hemisfério Sul.  isso fez com que a zona de convergência intertropical ficasse mais ativa sobre o norte nordeste do Brasil provocando chuva mais mais frequente no norte do nordeste.  o Atlântico Norte ainda está com temperatura acima do normal,  o que vai fazer com que a chuva na costa norte do nordeste se prolongue além do período normal.

Inverno de 2020 será  com a característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do BR; A secura do ar se torna um fator ainda mais preocupante neste inverno com a pandemia de coronavírus.

Durante o inverno de 2020, as fortes correntes de ventos, entre 10 km e 15 km de altitude, que fazem o papel de “porteiras” para a entrada das massas de ar frio vindas da Antártica, vão ficar, em média, abaixo da posição climatológica normal para a estação. Isto vai dificultar a expansão do ar frio pelo interior do Brasil.

Assim, a maior parte das massas polares que avançarem até o Brasil vão atuar com força sobre os estados da Região Sul, especialmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, chegando enfraquecidas ao Sudeste. Várias destas massas polares vão passar pelo Sul do Brasil, mas não vão conseguir avançar para o Centro-Oeste e nem até o norte de Minas Gerais, por exemplo.

*ClimaTempo

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes