Em tempos de crise, consumidores que pretendem adquirir o veículo dos sonhos, estão buscando cada vez mais os consórcios, fugindo das taxas propostas pelos financiamentos. A modalidade de consórcio também é bastante aceita entre pessoas que desejam economizar, utilizando o consórcio como uma espécie de 'poupança'.
Ao aderir um consórcio, o consumidor passa a pertencer a um grupo administrado por uma empresa, tornando-se um integrante, cumprindo com as obrigações estabelecidas e pagando as parcelas mensais. Mensalmente ocorrem as assembleias onde há contemplações por sorteios, quando o contemplado recebe a 'carta de crédito', possibilitando a aquisição do veículo. Vale reforçar que o membro do grupo também poderá dar 'lances', antecipando algumas parcelas e, dando o lance mais alto, possibilitando a antecipação dos créditos.
De acordo com Vinícius Basile, gerente administrativo do Consórcio Realize, a procura por consórcios cresceu consideravelmente nos últimos meses, principalmente entre clientes que estão fugindo do financiamento. "O comportamento do consumidor brasileiro vem mudando nos últimos anos e a calculadora tem se tornado objeto indispensável, afinal, com as altas taxas de financiamento, o consumidor percebeu que o consórcio é um bom investimento. É bom a gente lembrar que no consórcio, o cliente não paga juros, apenas a taxa administrativa. Já quem opta pelos financiamentos, corre o risco de pagar o dobro do valor do veículo desejado", lembra Vinícius.
FINANCIAMENTO X CONSÓRCIO
Vinícius ainda citou um exemplo, mostrando a enorme diferença entre financiamento e consórcio. "Num financiamento sem entrada, dividido em 60 vezes, o consumidor irá pagar ao final do financiamento cerca 96% a mais do valor contratado, ou seja, quase o valor de dois veículos. Já o sistema de consórcio, no mesmo prazo, seria cobrada apenas a taxa administrativa com o percentual total de aproximadamente 16%, no caso de automóvel", exemplifica.
Ainda de acordo com o gerente administrativo do Consórcio Realize, há clientes que veem o consórcio como uma maneira de poupar dinheiro. "O consórcio também é visto como uma forma de fazer uma poupança, buscando a realização de um sonho, e isso tem se tornado uma grande vantagem para o consumidor, que vai atrás da compra do veículo, sem se endividar", explica Vinícius.
E quem não perdeu tempo e já aderiu a esta ideia foi o comerciante Geraldo Ribeiro. "Fiz um consórcio pensando lá na frente, numa forma de juntar algum dinheiro. Na verdade, pra mim, o consórcio é a minha única poupança", afirma o comerciante. Já o pedreiro César Albertino Silveira enxergou na prática do consórcio, a possibilidade de adquirir o seu primeiro carro. "É a forma ideal para quem não tem todo o dinheiro. Todo mês pago a minha parcela e já estou juntando um dinheiro a mais, para dar um lance. A minha moto foi adquirida através de consórcio e estou bastante satisfeito", finaliza o pedreiro.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138