Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Vereadora faz denúncia sobre desvio de vacinas em Bom Jesus do Itabapoana; São João da Barra recebeu lote legalmente
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 20/01/2022 - 08:51

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Uma denúncia feita pela Presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jesus do Itabapoana, Luciana Amil (Republicanos), na última segunda-feira (17), envolveu o nome de São João da Barra em um suposto desvio de doses da vacina contra a Covid-19. Ela fez a denúncia à TV Globo local (InterTv) sobre uma suposta divergência entre o número de vacinas contra a Covid-19 recebidas por Bom Jesus do Itabapoana e o total de doses aplicadas pelo município. A diferença seria de mais de 5 mil doses, de acordo com a denúncia entregue ao Ministério Público pela própria Presidente da Câmara. A denúncia destaca também um prejuízo de mais de R$ 270 mil aos cofres públicos bonjesuense.

"Pessoas que estavam no grupo prioritário, de acordo com o Ministério da Saúde, começaram a não ter acesso a vacina. E a gente começou a receber denúncia em nosso gabinete. Então começamos a pedir em paralelo ao Estado todas as vias de remessa que o Município recebeu, e pediu ao Município todas as vias de remessa também. A gente teve o cuidado de ter toda a documentação do Estado, que mandou todas as doses corretas. E quando fizemos o quantitativo de vacinas, a gente chega a uma diferença de mais de cinco mil doses. A gente precisa saber pois existe um dano ao erário de mais de R$ 270 mil", disse Luciana à InterTv Globo. 

O Ministério Público confirmou que recebeu a denúncia e disse, em nota, que os fatos estão sendo apurados e que por isso, ainda não pode dar detalhes sobre a investigação. A denúncia feita ao órgão foi feita apenas pela Presidente da Câmara Municipal, Luciana Amil. Todos os demais vereadores de Bom Jesus assinaram, em conjunto, uma nota de esclarecimento afirmando que não fazem parte da denúncia.  

"Dentro da documentação que a gente recebeu da Secretaria Municipal de Saúde, tem um ofício doando vacinas para São João da Barra. Mas o ofício está assinado somente pela Secretaria de Saúde do município de Bom Jesus do Itabapoana. Se a nossa população estava doente, precisando de vacina, eu não posso nem falar que poderia doar, eu acredito que não, sem autorização do Estado. No Estado não consta essa doação", disse Luciana. 

A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana disse que 97% da população recebeu a primeira dose, um total de 30.295 pessoas. Já com a segunda dose, foram 89% da população, ou seja, 27.750 pessoas vacinadas. Já a vereadora Luciana Amil diz que o total de vacinas que teria sido desviado representa 13% da população bonjesuense.

A Secretária Municipal de Saúde de Bom Jesus garante que não há irregularidades. "O estoque de vacinas sempre existiu aqui em Bom Jesus para qualquer cidadão que quiser vir aqui conferir. Foi recomendado que nenhum município deixasse vencer (as vacinas) e que oferecessem para municípios vizinhos, onde na oportunidade São João da Barra estava precisando de vacinas neste período e nós emprestamos. Ficamos na condição de solicitar (de volta) assim que houver necessidade. (Até o momento não houve necessidade de pedir de volta as doses ao município de São João da Barra). Nosso estoque, graças a Deus está um estoque considerado bom", disse a Secretária Márcia Azevedo, ressaltando que "nunca faltou vacina para a população de Bom Jesus do Itabapoana" e destacando que a denúncia da vereadora Presidente da Câmara "não procede"

Sobre o empréstimo das vacinas para o município de São João da Barra, que fora afirmado pela Secretária Márcia Azevedo e também destacado pela vereadora Luciana Amil, a Prefeitura sanjoanense emitiu nota afirmando que recebeu 540 doses da vacina Pfizer no dia 26 de Outubro de 2021 do município de Bom Jesus do Itabapoana. Já o Estado do Rio de Janeiro afirmou que não tem conhecimento de irregularidades na vacinação contra o município de Bom Jesus. As denúncias são feitas aos órgãos de controle e investigadas pelo Ministério Público Estadual e Defesa Civil.  

Vale destacar que emprestar vacinas para outros municípios é uma prática comum, prevista pelo Ministério da Saúde, para evitar que doses perto da data de validade sejam desperdiçadas. 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes