Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
UBSF do Parque Aurora volta a funcionar em Campos; outras cinco deverão ser abertas até dezembro
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 15/10/2021 - 05:47

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Prefeitura de Campos reabriu, na noite desta quinta-feira (14), mais uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Aurora. A unidade foi totalmente reestruturada para os moradores do bairro e adjacências e conta com consultórios médicos e odontológico, serviços de  enfermagem, farmácia e salas de procedimentos, com horário de funcionamento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A nona UBSF foi entregue pelo prefeito Wladimir Garotinho, que anunciou para o dia 28 deste mês - Dia do Servidor Público Municipal - a reabertura da próxima UBS do Cantinho da Saúde, localizada no Parque Julião Nogueira.

O morador Vitor Hugo Muniz dos Santos, 12 anos, não conteve a satisfação de ver a UBSF reaberta e se direcionou ao prefeito em tom de agradecimento. “Parabéns, prefeito Wladimir, porque o senhor vai completar 10 meses na Prefeitura e já consertou a UBS do nosso bairro e deixou ela nova outra vez para atender todo os moradores que precisavam ir para o IPS”, discursou o menino.

Morador no bairro há 40 anos, o auxiliar de serviços gerais Marcelo Ribeiro, de 53 anos, disse que esperar a reforma da UBSF valeu a pena. Ele contou que para conseguir atendimento médico para ele e a mãe de 73 anos andava 4 quilômetros a pé até a UBS do IPS. "Minha mãe é diabética e hipertensa e para chegar ao IPS tinha que andar bem devagar. Agora temos um posto de excelência perto da gente", contou Marcelo.

A UBSF do Parque Aurora conta com dois pavimentos e é uma das 46 unidades de Saúde que foram fechadas pela gestão anterior. A unidade estava fechada há um ano e sete meses, mas agora, após a ampla reforma, volta a funcionar no padrão da Estratégia de Saúde Família (ESF) e Equipe de Atenção Primária (EAP), com atendimento médico de pediatria, clínica geral, ginecologia, obstetrícia e odontologia. Os moradores passam a contar também como serviços de enfermagem, além de exames de rotina e citopatológico para as mulheres que é o rastreamento do câncer do colo do útero.

“Estamos honrando o compromisso de levar a Saúde para mais perto da casa das pessoas. Estamos trabalhando junto das comunidades para devolver a Saúde para a população que na gestão passada sofreu com o fechamento de 46 UBS. Todos sabíamos que seria tarefa muito difícil para recuperar a nossa cidade, e é impossível resolver todos os problemas ao mesmo tempo, mas com muito trabalho e motivação das pessoas, vamos avançando", disse o prefeito. 

PROGRAMA AMIGO DA CIDADE CONTRIBUI COM A REESTRUTURAÇÃO DAS UBS
“Instituímos o Programa Amigo da Cidade para a participação voluntária na reestruturação da cidade. Todas as UBS que recuperamos até agora é fruto da parceria com os moradores. Contamos com a participação da população e das entidades que reconhecem nosso empenho e colaboram, como aqui no Parque Aurora”, relatou Wladimir.

A administradora da UBSF, Gilcimara Maria da Silva Martins, disse que o principal motivo para o fechamento da unidade não foi a pandemia, mas o descaso do governo passado. "O posto não tinha sequer uma ambulância. Também faltava medicamento", afirmou. Ela acredita que, com a nova estrutura, os profissionais que atuam na unidade terão melhores condições de trabalho e os usuários, por sua vez, um atendimento mais humanizado.

META É REABRIR MAIS CINCO UBS  ATÉ O FINAL DO ANO
O prefeito anunciou a meta de reabrir mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) até o final do ano, somando com a UBS do Cantinho da Saúde. “Estabeleci a meta para até o final do ano reformarmos e reabrirmos mais cinco UBS. Pretendemos entregar reformadas, em novembro, as UBS de São Martinho, Carvão e Campelo, no interior do distrito de Travessão. E em dezembro, será a de Três Vendas, cuja reforma contará com a ajuda da igreja da localidade que já se manifestou em colaborar”, anunciou Wladimir Garotinho.

A solenidade contou com a presença dos secretários de Saúde, Paulo Hirano, da Casa Civil, Suledil Bernardino, de Governo, Juninho Virgílio, de Obras e Infraestrutura, Jorge Wílliam Cabral, do presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Ribeiro, e demais autoridades, além de lideranças comunitárias. 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes