Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Em Campos, Hospital Ferreira Machado ganha Sala de Tomografia e novo Setor de Radiologia
Equipamento instalado no Hospital São José vai garantir agilidade no diagnóstico e tratamento dos pacientes
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 07/08/2022 - 15:26

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O prefeito Wladimir Garotinho esteve no Hospital Ferreira Machado (HFM), e entregou dois importantes setores que visam ampliar a capacidade de assistência à saúde da população. A unidade hospitalar passa a contar com uma nova sala de tomografia e um novo setor de radiologia. Também no HFM, o prefeito Wladimir assinou a ordem de serviço do novo Hemocentro. As obras começam na segunda-feira (08). 

- Estamos reconstruindo tudo. No Ferreira Machado, os funcionários não tinham condições de trabalhar e não era muito diferente das escolas, das creches, das Vilas Olímpicas. Enfim, a gente encontrou tudo destruído. Tem muita coisa por fazer. O tempo que Deus nos permitiu estar aqui são quatro anos. Um ano e oito meses já passaram, faltam dois anos e pouco.  Então, a gente quer fazer, quer realizar-  afirmou Wladimir.

O prefeito estava acompanhado do subsecretário da Saúde, Marcus Gonçalves; do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges; do vice-presidente da Fundação, Mateus José e demais diretores; dos secretários de Comunicação Sérgio Cunha; da Casa Civil, Suledil Bernardino;  de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, além dos vereadores Marcione da Farmácia e Silvinho.

O médico ortopedista e subsecretário de saúde, Marcus Gonçalves, lembrou dos momentos de dificuldades que enfrentou por causa da falta de estrutura no HFM.

“A recepção foi reformada, era ocupada por macas. Hoje, nós estamos na terceira fase do mutirão, que é o mutirão da ortopedia, que está sendo um sucesso. Eu agradeço a equipe da saúde e ao nosso prefeito e amigo Wladimir. Ele me fez acredita que seria possível. Somos o Hospital Ferreira Machado e existimos para cuidar de você”, destacou o médico. 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde e Superintendente do Hospital Ferreira Machado, Arthur Borges, esclarece que o trabalho vai continuar dia a dia para prestar um atendimento ainda melhor à população. “Quando temos um paciente no corredor, mesmo que ele tenha feito uma cirurgia ou passado por exames de tomografia, o tratamento está incompleto. Quando falamos que queríamos mudar os corredores do HFM, falaram que era impossível, pois isso já acontecia há mais de 30 anos. Estudamos os problemas do hospital, mudamos o fluxo e conseguimos funcionamento digno. A partir disso, o hospital passou a oferecer qualidade de atendimento tanto para os funcionários quanto para os pacientes. Agora, comemoramos 1 ano sem pacientes nos corredores. Agradeço a todos os funcionários que colaboraram e se empenharam nesse projeto para deixar esse hospital adequado”, disse

 

NOVA ESTRUTURA - Com a nova estrutura, a capacidade de exames vai dobrar. O setor de Radiologia passa a contar com dois novos Raios-X, com integração a dois sistemas de Radiologia Computadorizada (CRs), além do tomógrafo de última geração que vai garantir agilidade no diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Hemocentro - O prefeito Wladimir também visitou a área onde será construído o novo Hemocentro. As novas instalações vão garantir melhores condições de atendimento à população. Com valor estimado de R$ 14.258.367,01 (quatorze milhões, duzentos e cinquenta e oito mil, trezentos e sessenta e sete reais e um centavo), as obras possuem prazo final para entrega de 18 meses.

A diretora do Hemocentro Regional de Campos, Sandra Chalhub, que esteve presente a cerimônia, destacou que, com o novo prédio, o atendimento vai melhorar ainda mais. “Os doadores merecem o que a gente pode oferecer de melhor para eles. Um espaço maior, com mais conforto e eficácia. Isso ainda é pouco perto do que eles oferecem aos pacientes que precisam de sangue”, disse. 

A OBRA - Atualmente, o Hemocentro é anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região, como São Fidelis, Pádua, Quissamã, Natividade, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e outros. O setor coleta, mensalmente, de 800 a 900 bolsas de sangue e, com o novo Hemocentro, a projeção é dobrar o número de coletas mensais. 

O novo prédio contará com área para atendimento aos candidatos à doação de sangue, coleta de sangue total, captação de doadores, pré-triagem hematológica, triagem clínica, coleta e estocagem de hemocoponentes automatizada, consultório para atendimento a doadores inaptos, sala para transfusão ambulatorial, sala de sorologia, sala de estocagem, câmara fria, sala de controle de qualidade, sala de procedimentos e exames, salas administrativas e estrutura para atendimento a pacientes com doenças hematológicas.

O novo Hemocentro também vai contar com estacionamento, copa, banheiros, sala de recuperação, posto de enfermagem, transfusão pediátrica e adultos, sala de curativo, consultório para atendimento a paciente hematológico, serviço social, sala de teste, depósito de material de limpeza, engenharia clínica, sala de manutenção, almoxarifado, centro de estudo, sala de nutricionistas, farmácia. Tudo isso em um espaço de 2.678,35 m2.

REFERÊNCIA - Além de ser referência na realização de atividades hemoterápicas e hematológicas, o Hemocentro se tornou no ano passado, o terceiro do Estado do Rio e o primeiro do interior a ser polo de cadastro para doação de medula óssea. O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pacientes com doenças de sangue, como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia, substituindo as células doentes de medula óssea por células saudáveis.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes