Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Carapebus amplia ações da campanha 'Setembro Amarelo'
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 27/09/2021 - 19:26

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A prefeitura de Carapebus, através da secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, durante este mês, está realizando; roda de conversa e distribuição de panfletos informativos, nos postos Estratégia de Saúde da Família – ESF's, para conscientizar a população sobre o Setembro Amarelo. Na terça-feira, o projeto começou na Unidade Básica de Saúde – Centro.

Durante o bate papo, a equipe técnica destacou que a família e as pessoas mais próximas devem ficar atentos para mudanças de comportamento como tristeza profunda, desesperança, desespero, pessimismo, baixa alta estima, falta de motivação e apatia, e as chamadas frases de gatilho como; “não quero mais viver aqui”, “não aguento mais”, entre outras.

O Setembro Amarelo é uma campanha criada com objetivo de alertar a população sobre a grande taxa de suicídio que acontece anualmente no Brasil, que pode acontecer através do enforcamento, pular de uma ponte, e medicamentos em excesso. A melhor forma de evitar o suicídio é através do diálogo e as pessoas mais próximas devem ficar atentas a mudança de comportamento.

No dia 28, será realizada no ESF de Ubás, com a equipe técnica formada pelo Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Luciano Pereira, o Coordenador de Saúde Mental, Vagner Barcelos, a Psicóloga, Elisabete Azevedo e a Terapeuta Ocupacional, Cristiane Gomes.

De acordo com o Coordenador do CAPS, Luciano Pereira, ao notar um familiar com os sintomas, deve-se encaminhar para o ambulatório de Saúde Mental. “No ambulatório o paciente será acolhido por um psicólogo que vai realizar uma avaliação e traçar o melhor tratamento, podendo ser através de terapia de grupo, psicólogo, psiquiatra ou/e medicamentos”, observou Luciano.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes