Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Campos com vacinação contra a gripe, Covid-19 e de rotina neste final de semana
A vacinação acontece na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho e na Clínica da Criança, das 8h às 17h
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 03/06/2023 - 10:50

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

As vacinas que protegem contra Influenza, Covid-19 e várias outras doenças continuam sendo disponibilizadas à população campista aos finais de semana. A vacinação acontece na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho e na Clínica da Criança, das 8h às 17h, com atendimento por livre demanda.

Assim, neste sábado (03) e domingo (04), podem receber a vacina contra a gripe todas as pessoas acima de 6 meses de vida. A imunização é de extrema importância, pois evita o agravamento da doença e complicações mais sérias causadas pelos vírus como: pneumonia bacteriana, pneumonite viral, otite, sinusite e piora de quadros crônicos como asma, diabetes e insuficiência cardíaca. A campanha de vacinação contra a gripe é anual e, por isso, todas as pessoas vacinadas no ano passado precisam tomar a vacina atualizada deste ano.

A atualização da caderneta de vacina, pelo calendário de rotina, é feita para pessoas acima de 2 meses de vida. A aplicação ocorrerá de acordo com a situação vacinal de cada indivíduo. As vacinas disponíveis crianças são: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Varicela e DTP. Para os adolescentes, os imunizantes são Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Já para os adultos, DT, Hepative B, Febre Amarela e Tríplice Viral.

A vacinação também contemplará a aplicação das vacinas monovalentes contra a Covid-19. O esquema vacinal das crianças de 6 meses a 2 anos é composto por duas doses iniciais da vacina Pfizer Baby com intervalo de quatro semanas, seguidas por uma terceira após, no mínimo, oito semanas depois da segunda dose.

Crianças de 3 e 4 anos recebem as 1ª, 2º e 3ª doses da Coronavac. O intervalo entre a 1ª e 2ª dose é de 28 dias. Já a 3ª dose (reforço) será feita quatro meses após a 2ª dose. As crianças de 5 e 11 anos são imunizadas com a Pfizer Pediátrica. O intervalo entre a 1ª e 2ª dose é de oito semanas. Já a 3ª dose deve ser feita quatro meses após a 2ª.

Pessoas acima de 12 anos ainda podem receber a 1ª dose. Já aqueles que irão receber a 2ª devem verificar a data no cartão de vacina ou respeitar o prazo de cada imunizante que, no caso da AstraZeneca é dois meses ou mais. Da Coronavac são 28 dias entre uma dose e outra. Para quem recebeu Pfizer e tem 18 anos ou mais, o prazo é 30 dias. Já os adolescentes de 12 a 17 anos vacinados com Pfizer o prazo é dois meses. Quem recebeu a dose única da Janssen, o intervalo para tomar a 2ª dose é de dois meses.

Podem receber a vacina bivalente as pessoas com 12 anos ou mais. O prazo é de quatro meses da 2ª dose do esquema vacinal primário ou da última dose de reforço (3ª ou 4ª dose).

No ato da vacinação é preciso apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. Já o cartão de vacina contra a Covid-19 será exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes que estão disponíveis para aplicação da 1ª a 3ª dose e para a dose de reforço da vacina bivalente.

 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes