Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Educação
Secretária de Educação explica notas do Ideb e destaca que aulas de reforço auxiliam alunos de São João da Barra no pós-pandemia
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 28/09/2022 - 10:43

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Para compensar as dificuldades causadas pelo tempo distante das salas de aula e ajudar a retomar o ritmo do processo de ensino-aprendizagem, afetado em todo o mundo em função das medidas sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São João da Barra implantou o Projeto Resgate, que oferece aulas de reforço aos alunos da rede pública no contraturno. O reforço começou desde junho para alunos do 6º ano, identificados como prioritários pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e agora passou também a atender alunos do 7º ao 9º ano. Já são 350 estudantes participando do projeto, dos mais de oito mil matriculados na rede municipal, envolvendo 20 professores.

O Projeto Resgate, que tem como foco as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, é uma das ações da Prefeitura que integram o desafio educacional do pós-pandemia. No retorno às aulas presenciais, no início deste ano, foram realizadas também adequações curriculares, transformando o sistema bimestral em trimestral, a fim de priorizar o processo e resgatar conteúdos e competências defasadas. Além disso, também foi criado o programa de Práticas Integrativas Escolares, que promove uma experiência integrada de saberes e práticas pedagógicas, ampliando a percepção educativa para uma perspectiva global.

O conjunto de iniciativas tem como meta acelerar a reconquista do resultado positivo dos alunos. As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, divulgadas na semana passada, evidenciam o impacto negativo do período de aulas remotas, situação que se repetiu em todo o país. Tanto que o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reconhece que o resultado do Ideb não reflete a realidade da qualidade do ensino no país e aponta a necessidade de construção de um novo plano de metas.

— As notas do Ideb 2021 evidenciam muito mais as decisões estratégicas de enfrentamento à pandemia do que o resultado efetivo do processo pedagógico. Mesmo ciente de que haveria um crescimento abrupto da taxa de aprovação de muitos municípios em virtude da flexibilização justificável no contexto que generalizou a aprovação automática, São João da Barra optou, com bom senso, pela manutenção do rigor pedagógico. E a taxa de aprovação no ano escolar foi determinante na composição das notas em todos os municípios — explica a secretária municipal de Educação e Cultura, Angélica Rodrigues.

Suporte durante a pandemia
Em São João da Barra, no contexto educacional atípico criado pela pandemia, os alunos da rede foram atendidos através da Plataforma Virtual de Ensino e atividades remotas variadas, sistematizando ações em tempo recorde na região. A Prefeitura distribuiu tablets com internet custeada pelo poder público e cadernos pedagógicos aos alunos, além de oferecer cestas básicas com alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes