Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Educação
Professor representa São João da Barra em feira de ciências em Atlanta, nos Estados Unidos
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 11/05/2022 - 10:35

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Uma experiência na Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FeMuCTI), organizada pela Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra, rendeu frutos internacionais a partir do projeto “Fabricação e utilização do biodiesel como combustível alternativo”, apresentado por alunos da Escola Municipal Amaro de Souza Paes, de Grussaí. O professor de Ciências da Natureza da rede municipal, Marcelo Almeida, é um dos quatro integrantes da delegação brasileira na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Regeneron ISEF 2022), que acontece entre os dias 06 e 13 de maio de 2022, em Atlanta, na Georgia (EUA).

A escolha do professor foi realizada pela Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) após sua participação no curso intensivo “STEAM TechCamp Brasil 2022”, em fevereiro deste ano. Toda a despesa está sendo custeada por estas entidades. A STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – tem o objetivo de contribuir para a formação de gestores e professores, e na indução de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas de educação básica brasileira.

O projeto foi apresentado na FeMuCTI, em 2018 e, no ano seguinte, conquistou na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti) a vaga para participar da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), ocorrida em 2020, em São Paulo. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Kaio Ribeiro, Lucas Tavares, Lauany Barreiro e Herick Gonçalves do nono ano, com participação inicial dos professores Patrícia Rodrigues (Ciências) e Fábio Castanheira (Geografia), e desdobramentos com os professores Jéssica Tavares (Geografia), Samira Simões (Língua Inglesa) e o próprio Marcelo Almeida. A pedagoga da escola, Deise Santos, submeteu a proposta à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) via Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e os alunos foram contemplados com uma bolsa de jovens talentos para pré-iniciação científica.

A secretária de Educação e Cultura de São João da Barra, Angélica Rodrigues, vê as feiras de ciências como fundamentais para despertar nos alunos um elo entre a teoria e prática, com possibilidades de potencializar projetos inovadores, como o desenvolvido pelos alunos da rede municipal. “Fomentar o conhecimento científico é fortalecer o desenvolvimento humano e tecnológico, principalmente propostas com viés de sustentabilidade.

A participação da delegação brasileira na Regeneron ISEF 2022 foi definida pelos seguintes critérios: 18 melhores projetos apresentados na Febrace e na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo-RS, com nove vagas para cada evento.

"Para que os projetos locais cheguem a estes patamares, além do destaque na FeMuCTI e na Fecti, é essencial a dedicação dos alunos, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, juntamente com o apoio do professor orientador, que neste caso específico deve ser muito valorizado, pois a carreira não se resume à sala de aula. Com certeza o resultado será altamente positivo", destacou o professor Marcelo.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes