Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Campos confirma primeira morte por dengue em 2024

Cultura
Exposição de livros de autores independentes em cartaz até esta quarta (31), em São João da Barra
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 30/05/2023 - 15:37

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Permanece em cartaz até esta quarta-feira (31), a exposição com as obras de 13 escritores de São João da Barra, que estão participando do projeto Câmara Cultural. A mostra pode ser conferida das 9h às 17h, no Palácio Cultural Carlos Martins. Os autores são: Ana Lúcia Rodrigues, André Pinto, Arthur Bezerra, Alexandra Souza, Izabel Gregório, Jurema Rosa, Lucas Ferreira, Marlene Amaral, Matheus Oliveira, Nicole Felippe Beyruth, Sandra Rangel Moore, Tania Aquino e Vera Alves.

A abertura do projeto aconteceu na última segunda-feira e, segundo o presidente do Legislativo, Alan de Grussaí, o objetivo é prestigiar autores independentes que possuem livros publicados. Ele destaca que o município de São João da Barra é um celeiro de artistas e sempre se destacou na literatura, com nomes de peso como os de Narcisa Amália, Célio Aquino, João Oscar, Carlos Sá. Disse, ainda, que a Casa pretende fazer, em breve, uma mostra com os trabalhos dos veteranos.

Quem são eles:

ANA LÚCIA RODRIGUES
Formou-se professora, técnica em processamento de dados, advogada atuante, graduada em Letras, pós-graduada em Literatura Brasileira e está concluindo Pedagogia. Pertence à Academia Pedralva Letras e Artes. Atualmente, reside em São João da Barra, onde é servidora pública. Publicou três obras poéticas: "Sentimentos da Alma"; "Marcas do Caminho" e "Raio de Sol". Participou das coletâneas: Antologia de Poetas e Prosadores da Academia Pedralva Letras e Artes, Mulheres Maravilhosas, vol. I e Mulheres Maravilhosas, vol II - Sonho Meu.

ANDRÉ LUIZ RODRIGUES PINTO
Filho do saudoso escritor João Oscar, é servidor público do município e atualmente está lotado na Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela Gerência de Memória e Patrimônio. É autor de: "O Casamento na Restinga" e "A Expedição de Joaquim Surubim e os Mistérios do Manguezal", em formato e-book. André Pinto também prefaciou muitas outras obras de autores locais e publicou artigos científicos sobre Geologia, Educação Ambiental, Turismo e Astronomia.

ARTHUR BEZERRA
Desde muito cedo já encantava-se com os poucos livros que conseguia ler. Militar aposentado da Marinha, pedagogo, exerceu as funções de orientador pedagógico em escolas da rede municipal e foi também diretor da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa. Além de artesão, de segunda a sexta feira, apresenta o noticiário da rádio Barra FM. Arthur é autor das obras: "São João em versos Rimados" e "A estada da Verônica".

ALEXANDRA SOUZA
Graduada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, atua como professora em SJB há mais de 22 anos. Escreve poemas desde a adolescência, sendo "O impossível não existe" seu primeiro texto publicado, em 2021. No momento, se prepara para o lançamento do seu primeiro livro de poesias, intitulado "Poesia viva". Para o público infantil, terá nova publicação em breve: "Sonho de menina".

IZABEL GREGÓRIO
Desde adolescente, escrevia poesias para os jornais locais e peças de teatro para apresentação na escola. Formou-se professora normalista, técnica em Química, graduou-se em Matemática, Química, Física e Biologia e pós graduou-se em Educação Ambiental. É autora de: "A menina e o papel de bala", "A menininha e o papel de bala", "Um certo gato vira-lata chamado Chico", "Por que tenho que quebrar o porquinho?", "Memória Viva", "Papai Noel existe?" e "Um conto de Natal". Atualmente, exerce o cargo de gerente de Literatura e Leitura na Secretaria Municipal de Cultura.

JUREMA ROSA
Iniciou a escrita de suas poesias ainda mocinha e, mais tarde, direcionou o seu dom para escrever poesias para a família e também para Nossa Senhora, numa produção poética religiosa. Realizou seu sonho de publicar seu livro de poesias em 2022. Não pôde estar presente na abertura do evento e foi representada por seus netos: Gabriela Miranda Gomes e Allan Miranda Gomes.

LUCAS FERREIRA
Formado em Jornalismo, encontrou na literatura, uma forma de vencer a depressão, que enfrentou há cerca de cinco anos. Aos poucos, o livro de poesias motivacionais "Fantasias Místicas" nasceu e, através do seu canal do YouTube, deu vida às suas escritas, sendo convidado a se apresentar em diversos eventos do município. Atualmente, possui obras em fase de produção: "Fantasias Místicas", "O Besourinho Azul de Corliban" e "João e o Pé de Jamelão". Também escreveu o e-book "Desbloqueando Frequências: O Caminho para Manifestar os seus Desejos". Lucas é funcionário público desde 2014 e trabalha na Secretaria de Cultura. É também terapeuta holístico e apaixonado por idiomas.

MARLENE AMARAL
Autora do livro "Versos da Marlene", já recebeu várias homenagens e títulos. Participa de vários eventos e movimentos da cidade, como os blocos carnavalescos Coração das Morenas, União das Flores, Chinês, Bloco Raiz e Mascarados na Rua. Hoje, ainda participa do Coral da Igreja Matriz, pratica aulas de dança e yoga. Em 2022, participou pela primeira vez da Bienal do Livro em Campos. Também participou da Série Contos e Causos na Semana do Folclore, com a participação de personalidades sanjoanenses, sendo o primeiro episódio, "O Lobisomem", narrado por ela.

MATHEUS OLIVEIRA
Poeta, cronista, letrista e parodista, possui cerca de 500 poesias, além de crônicas, letras de canções e paródias. Aos 13 anos de idade, começou a escrever. No ano seguinte, houve seu despertar como poeta. Aprimorou-se e passou a ser chamado de O Vinícius de Moraes do CEDNA - seu start na carreira de poeta. Venceu, em 2013, o concurso de paródias realizado pelo CEDNA, que teve como tema "Disseminando a história local de São João da Barra". Tendo sido paródia construída à luz do Hino Oficial de SJB. É autor de: "Adoração sem Limites" e pretende lançar, neste ano, seu livro inédito, com o título de "Cartas de Inverno".

NICOLE FELIPPE BEYRUTH
Nicole sempre foi apaixonada por histórias, sendo esse um dos fatores que moldaram sua personalidade. Desde pequena amava livros e filmes de fantasia. Nunca pensou que escreveria um livro, até o momento que se conectou aos seus próprios personagens. Eles, sem dúvida com a intenção de Deus, deram estímulo e coragem para batalhar pelos seus sonhos, abrir horizontes e de qualquer um a sua volta, ou que leia sua obra. "O mistério dos três reinos" foi o primeiro livro que escreveu, sendo uma fantasia, com uma pitada de romance e aventura.

SANDRA RANGEL MOORE
É escritora, avó, empresária, professora e membro do grupo vocal "Em  Cantando". Sandra começou a escrever ainda criança e publicou seu primeiro livro "Traços em Linhas", aos 17 anos. Desde 2018, escreve regularmente e publica na sua rede social.

TANIA AQUINO
Filha do escritor Célio de Souza Aquino, atuou no magistério estadual por 34 anos. A docência sempre foi sua paixão. Por isso cursou Formação de Professores. Especializou-se em alfabetização infantil. Concluiu em 2004 a Licenciatura em História na UNIFLU. Em seguida, fez pós-graduação em "História do Brasil" e Capacitação em Patrimônio Cultural. Seus livros: "O Sanjoanense de sanjoanenses: 60 anos de paixão" e "Genecy Mendonça, Dodozinho, Sua Longa Estrada". Atualmente, está com três projetos de livros. Tania Aquino possui um imenso acervo de documentos históricos de sua terra natal.

VERA ALVES
Formou-se no ensino médio no NEJA, no colégio Chrisanto Henrique de Sousa, no Açu. Terminou os estudos com 47 anos e começou a  escrever para aprimorar seus conhecimentos. Apaixonou-se pela literatura e escreveu seu primeiro livro, "No prédio Azul de Copacabana" (um romance), que foi lançado em 2022. Em breve, lançará um livro infanto-juvenil e planeja escrever o segundo volume de "No prédio Azul de Copacabana".


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes