Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Morre homem que ficou ferido após casa pegar fogo em São João da Barra

Cultura
Escritores de São João da Barra recebem homenagem da Câmara de Vereadores
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 30/05/2023 - 15:44

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

VER GALERIA

O município de São João da Barra é um celeiro de artistas nas mais variadas manifestações culturais e, na literatura, não podia ser diferente. Nomes como os de Narcisa Amália, Célio Aquino, João Oscar e Carlos Sá ganharam projeção nacional e até internacional. A fim de prestigiar autores independentes que possuem livros publicados, o Legislativo promoveu, na noite da última segunda-feira (29), uma edição do projeto Câmara Cultural, com o tema: "Uma homenagem aos que dão vida às letras em São João da Barra".

Realizado no Palácio Cultural Carlos Martins, o evento agraciou 13 escritores com uma placa. Foram eles: Ana Lúcia Rodrigues, André Pinto, Arthur Bezerra, Alexandra Souza, Izabel Gregório, Jurema Rosa, Lucas Ferreira, Marlene Amaral, Matheus Oliveira, Nicole Felippe Beyruth, Sandra Rangel Moore, Tania Aquino e Vera Alves. A programação contou, ainda, com uma exposição de suas obras. A mostra permanece em cartaz nesta terça e quarta-feira, das 9h às 17h.  

Durante o evento, a plateia pôde conhecer um pouco da trajetória de cada escritor. Alguns, com mais tempo de estrada, como Tânia e Izabel. Outros, iniciando agora, como a Nicole e o Lucas. Aliás, Lucas conta que encontrou na literatura, a força que precisava para vencer a depressão, há cerca de cinco anos. Hoje, dedica-se a escrever poesias motivacionais. “É uma forma que encontrei para mostrar que existe esperança; que a depressão não é o fim”, destacou, ressaltando que gostou muito de participar do evento.

Outra que ficou feliz com a homenagem é Sandra Moore, que, apesar de escrever desde a adolescência, conta que nunca teve a pretensão de ser escritora. “Sinto-me muito lisonjeada, emocionada com esta homenagem, pois escrever, para mim, é uma forma de expressar meus sentimentos”, disse.

O presidente da Câmara, Alan de Grussaí, parabenizou todos os artistas e destacou a importância da criação da Secretaria de Cultura, no ano passado. “Que este evento possa inspirar novos talentos, pois o sanjoanense é um povo talentoso, de muitos artistas, que têm que ser sim, valorizados, lembrados, ter espaço e oportunidade, porque a vida é feita de oportunidades”, disse.  

Em parceria com o Executivo, o evento contou com o apoio da gerente de Literatura e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura, Izabel Gregório. “São João da Barra tem uma representatividade cultural de janeiro a janeiro, em todos os segmentos artísticos. Nós respiramos arte! Escrever é colocar a alma para falar! Nossos sonhos são expressos nas letras”, disse.  

O Secretário de Cultura, Gil Miranda, falou sobre a responsabilidade de estar à frente da pasta e anunciou novidades. “Estaremos lançando um edital para publicação de obras de autores locais; pretendemos fazer uma Bienal; pretendemos implantar um polo cultural no Açu”, antecipou.

Outra novidade no meio literário é a biografia da escritora sanjoanense, Narcisa Amália, que está sendo escrita pelo jornalista Bruno Costa. Segundo ele, a obra já está com 550 páginas. “Ter uma mulher no século XIX rompendo barreiras e escrevendo um livro era algo raro para aquela época. Narcisa Amália é motivo de muito orgulho para nós, sanjoanenses”, ressaltou.  

Galeria de mídia


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes