Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Colunista
Saúde mental e festas de final de ano
PUBLICADO POR: REDAçãO 4 | PORTALOZK.COM - 24/12/2020 - 10:26

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Psicóloga Bruna Henriques
CRP: 05/59389

O final de ano é sinônimo de fim de um ciclo e início de outro, isso pode despertar sentimentos bons e ruins. Ao fazer um balanço do ano vivido e toda expectativa do que está por vim, pode desencadear no sujeito um estado de desconforto. Cansaço, luto, aspectos financeiros. Outros fatores individuais, como, se a pessoa não viveu dentro de seu propósito de realizações, é comum que ela entre em um ciclo de autocobrança intensa, o que gera angústia e ansiedade.
Essa ansiedade gerada nesse período está associada a cobranças externas e internas.

Precisamos considerar também que 2020 foi um ano atípico, marcado por desafios, perdas e muita adaptação, Muitas pessoas perderam parentes, empregos, além de outras consequências ruins devido à COVID-19, fazendo com que sentimentos como tristeza e angústia estejam mais presentes. A restrição de convívio é algo muito recente e que ainda causa estranhamento e isso faz com que as festas de final de ano ganhem um novo formato, com menos abraços e menos presença.

A forma como cada um vê este período de festas terá uma resposta de acordo com sua realidade. Dessa forma se faz necessário ressignificar e pensar "diante da minha realidade e do atual cenário, o que tenho de fazer para que eu possa me sentir melhor ou festejar da melhor forma?"

Lembre-se também que, o que vivemos hoje é uma aprendizagem e que passará, olhe para trás e veja quantos desafios superou e o quanto cresceu. Novos dias virão. 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes