Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Cidades
São João da Barra registra mais dois casos de aves silvestres contaminadas pelo H5N1
Aves contaminadas foram encontradas em São João da Barra, Cabo Frio e a capital fluminense. Autoridades sanitárias pedem que a população evite tocar em pássaros com sinais da doença
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 03/06/2023 - 15:48

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Mais dois casos de gripe aviária (H5N1) foram confirmados em aves silvestres migratórias (Thalasseus acuflavidus), no Estado do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (02). Os pássaros contaminados foram achados em São João da Barra, litoral norte do Rio. Assim, sobe para cinco o número de aves contaminadas pelo H5N1, em território fluminense. Os outros casos ocorreram na capital e em Cabo Frio. Ainda não há registro de contaminação de pessoas.

Como medidas de proteção, as secretarias de Estado de Saúde (SES-RJ) e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) pediram que a população não toque em aves silvestres vivas ou mortas, com sinais de doença. Diante de possíveis casos, o serviço de vigilância sanitária deve ser acionado. As autoridades esclarecem que não há risco de epidemia de H5N1, uma vez que ainda não foi identificada transmissão de pessoa para pessoa, no Estado. A doença também não é transmitida pelo consumo da carne de aves e nem dos ovos.

No dia 20 de maio, a SES e Seappa divulgaram uma nota técnica para orientar os 92 municípios fluminenses sobre o manejo de aves silvestres. A procedimento deve ser realizado apenas por profissionais habilitados em uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

As informações e a imagem são do jornal O Dia.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes