Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Cidades
Quissamã lança Papo de Menina, que prevê a distribuição mensal de absorvente higiênico e sabonete íntimo
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 17/06/2021 - 13:41

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A evasão escolar temporária de estudantes meninas da rede municipal de ensino levou ao debate o tema “pobreza menstrual”, em Quissamã. Nesta quarta-feira (16), foi realizada uma roda de conversa para tratar o assunto que embasa o projeto de lei “Papo de Menina”, da Prefeitura de Quissamã, que prevê a distribuição mensal de dois pacotes de absorvente higiênico e um sabonete íntimo. Na rede municipal, o projeto pode beneficiar 1,4 mil meninas em idade menstrual matriculadas do segundo segmento do Ensino Fundamental à EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A roda de conversa virtual foi conduzida pela prefeita Fátima Pacheco com a participação da secretária de Educação, Helena Lima; da deputada federal Soraya Santos; da enfermeira da ESF de Caxias, Vivian Albuquerque; da vereadora Simone Flores, e das estudantes da rede Sophia da Silva Azevedo e Mirella Leite da Silva.

"Falar de menstruação as vezes parece tabu, mas todos nós sabemos que menstruar é inerente à natureza feminina. Recentemente, uma diretora de escola identificou que um número significativo de meninas em sua unidade estava faltando as aulas. Ao buscar mais a fundo o porquê, identificou que era por falta de absorvente. Fizemos pesquisas que foram nos apontando que mulheres perdem o emprego, e meninas perdem a prova escolar. É importante a gente tratar esse assunto como saúde pública, inclusão social e cidadania – alertou a prefeita Fátima Pacheco, que anunciou que o projeto "Papo de Menina" será encaminhado à Câmara Municipal nos próximos dias.

A secretária Helena Lima destacou que quando a pasta elaborou esse projeto ficou evidenciada a importância de debater esse tema com os estudantes. “O projeto Papo de Menina é mais que distribuir absorvente, é levar informação à jovem, à mulher. Vamos debater o empoderamento feminino, saúde, violência e o futuro da mulher no mercado de trabalho”, completou a secretária.

Projeto inovador
De Brasília, a deputada federal pelo Rio de Janeiro, Soraya Santos, participou da roda de conversa por Skype. A parlamentar parabenizou Quissamã pela iniciativa.

"Em Brasília existe um projeto como esse motivado por um movimento de jovens nas redes sociais. Em todo o país, temos mais de 200 mil jovens em situação de pobreza, sem condições de comprar absorvente. Fico muito feliz em ver Quissamã tratando esse tema publicamente e como política pública, trazendo um pioneirismo na região", frisou a deputada.

A enfermeira Vivian Albuquerque fez uma breve explanação sobre a transição biológica, psicológica e social da mulher. “Quanto mais a mulher conhece o seu corpo, mais ela se sente segura”, resumiu.

A vereadora Simone Flores classificou o programa como precursor na região. “O governo trata a questão com olhar abrangente, como política pública de verdade”, pontuou a vereadora.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes