Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Morre homem que ficou ferido após casa pegar fogo em São João da Barra

Cidades
Edital de substituição oferece oportunidades iguais aos profissionais em Campos; inscrições seguem até a próxima terça-feira (30)
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 25/11/2021 - 09:47

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Ao abrir inscrições para formação de cadastro de reserva para substituição de profissionais da área da saúde, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos está atendendo a Lei Municipal nº. 8605, de 03 de dezembro de 2014, e o Decreto Municipal nº 282/2021, que democratiza a substituição dos servidores públicos na área da saúde, dando a todos das áreas permitidas a oportunidade de se inscrever. O edital para a Fundação Municipal de Saúde (FMS) foi publicado nesta terça-feira (23) e vai atender a Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições seguem até a próxima terça-feira (30) através do link disponibilizado no portal oficial da prefeitura (www.campos.rj.gov.br) “Edital de Substituição da Saúde” (AQUI). Em dois dias, 216 profissionais se cadastraram à substituição dos cargos previstos no edital.

De acordo com o edital, publicado esta semana, os cargos oferecidos para o cadastro de substituição são: auxiliar de enfermagem, biólogo, enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista e técnico em enfermagem. O cadastro só pode ser feito por servidores efetivos da Prefeitura. O regime de substituição é utilizado por profissionais de saúde para que possam cumprir plantões de outros que, temporariamente, estão impedidos de cumpri-los, conforme previsto pela Legislação. 

- A Secretaria de Administração e Recursos Humanos considera muito importante a lei que criou a substituição, porque resolveu uma questão que nos é muito cara, como a concessão de benefícios, como férias, licença-prêmio, licença-maternidade, entre outros, mas era preciso resolver dentro do que prevê a legislação, respeitando os princípios da legalidade, transparência e impessoalidade, além de manter os atendimentos à população – explica o secretário Wainer Teixeira.

O secretário lembrou que a iniciativa de criar um cadastro de reserva, formado de forma igualitária, dando oportunidade a todos, é uma necessidade do município e, entre as profissões asseguradas em lei, um direito dos profissionais dentro daquele perfil. “A Prefeitura de Campos vinha concedendo cerca de 200 férias, por mês, e agora em novembro já concedemos mais de mil, porque muitos servidores estavam com férias acumuladas. Isso só foi possível devido a este planejamento que permitiu a substituição destes servidores para garantir a continuidade dos serviços”, disse Wainer, ressaltando que, no início, foram obedecidos critérios humanitários para a concessão dos benefícios.

A diretora de Recursos Humanos, Karina Crespo, informa que as inscrições on-line permitem que os profissionais interessados, dentro das áreas previstas, possam se inscrever de onde estiverem, inclusive nos finais de semana. “São sete dias corridos para as inscrições. É uma forma de oportunizar a todos a possibilidade da realização da substituição”, explica a diretora de RH. 

O sistema de inscrições se baseia no horário de cadastro dos candidatos às vagas, portanto, os primeiros a se inscreverem terão prioridade na convocação, de acordo com a necessidade da área. O subsecretário do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), José Vicente, explica que a banca se baseia no horário de cadastro de cada profissão. “O cadastro somente pode ser feito por profissionais da ativa, com matrícula e senha”, explica o subsecretário, reforçando a necessidade de preencher o cadastro e o mini currículo corretamente. 

À medida que os setores vão enviando as suas necessidades para os RHs, é feita a análise do perfil dos inscritos para o preenchimento temporário da vaga.   “A partir daí, o primeiro inscrito que atenda àquele perfil do cargo a ser substituído é convocado. Não é só ser o primeiro inscrito. Será convocado o primeiro inscrito dentro daquele perfil solicitado porque, de acordo com o edital, a substituição somente poderá ser realizada por servidor do mesmo cargo do servidor afastado”, completa Karina.  

As vagas são oferecidas, de acordo com os afastamentos legais por tempo maior ou igual a 30 dias, que surgirem ao longo da validade do edital, previsto para seis meses. Serão contempladas as vagas pertencentes às diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde. Fica vedada a substituição na hipótese em que o substituto exceda jornada de trabalho semanal de 64 horas no serviço público. Somente poderá concorrer à substituição servidores públicos do quadro permanente da administração municipal.  Não poderão concorrer aqueles servidores que detenham cargo em comissão.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes