A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania está presente no Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, que começou nessa terça-feira (11) e acontece até quinta-feira (13) na quadra do CCH, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Durante os três dias, das 09h às 16h, as equipes do Cadastro Único, Cras e Creas estarão disponíveis para tirar dúvidas e orientar os participantes do mutirão. Nesta ação não está sendo feita a atualização do Cadastro Único.
O Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural tem como objetivo promover a cidadania e fortalecer a agricultura familiar. Para o secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, a participação da SMASC na ação é de extrema importância para alcançar novas famílias que necessitem dos serviços da assistência. “Essa ação é fundamental para que as pessoas tenham acesso a diversos serviços, e nós, da Assistência, sabemos que muitas mulheres, trabalhadoras rurais, possuem dificuldades de ir até os equipamentos da assistência, por isso estaremos aqui durante os três dias para orientar essas famílias sobre benefícios, direitos e também oferecer serviços de beleza, cidadania, em parceria com as nossas subsecretarias também”.
Além dos atendimentos dos Cras, Creas e Cadastro Único, também estão presentes a Subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária, com atendimento na área do Direito das Famílias, como divórcio e pensão. A Subsecretaria de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, com a oferta de corte de cabelo e massoterapia. A Subsecretaria de Políticas para Mulheres, com panfletagem sobre os canais de denúncias, acolhimento e serviços voltados às mulheres vítimas de violência e a Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos para divulgar o Disque Direitos Humanos, o canal de denúncias do município.
O público presente vai poder contar ainda com orientações sobre consumo e preparo de alimentos, com a equipe do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o Departamento de Programas e Projeto (DPP), com design de sobrancelhas e corte de cabelo.
O mutirão integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, que busca ampliar o acesso à documentação civil e a serviços públicos essenciais, com atenção especial às mulheres da agricultura familiar, assentadas e acampadas da reforma agrária, quilombolas, marisqueiras, pescadoras artesanais, extrativistas, indígenas e ribeirinhas. É uma realização do Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138