Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Vietnã: país com 97 milhões de habitantes não registra morte por coronavírus - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Vietnã: país com 97 milhões de habitantes não registra morte por coronavírus
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 01/06/2020 - 11:15

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Quando a pandemia do coronavírus surgiu na China, o mundo procurou por países que fazem fronteira com o epicentro para usar como exemplos de sucesso no controle da doença. Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong foram três dos locais que evitaram um surto da Covid-19. Mas um pequeno país de 97 milhões de habitantes, que recebe visitantes do mundo todo, inclusive da China, foi esquecido: Vietnã. Até o momento, foram apenas 328 casos confirmados com o vírus entre toda a população e nenhuma morte.

Com baixa renda e com um sistema de saúde muito menos avançado do que outros da região, o Vietña tem apenas oito médicos para cada 10 mil pessoas. Esse número equivale a um terço da proporção na Coreia do Sul, segundo o Banco Mundial. Após um bloqueio nacional de três semanas, o país suspendeu as regras de distanciamento social no final de abril. Há mais de 40 dias, não são registradas nenhuma infecção local. Empresas e escolas reabriram e a vida está gradualmente voltando ao normal.

Muitos podem achar que os números oficiais do Vietnã podem parecer bons demais para ser verdade. Guy Thwaites, médico de doenças infecciosas que trabalha em um dos principais hospitais designados pelo governo vietnamita para tratar pacientes com Covid-19, disse que os números correspondem à realidade no terreno.

"Vou às enfermarias todos os dias, conheço os casos, sei que não houve morte. Se você teve uma transmissão comunitária não declarada ou não controlada, estaremos vendo casos em nosso hospital, pessoas entrando com infecções no peito talvez não diagnosticadas - isso nunca aconteceu", disse Thwaites, que também chefia a Unidade de Pesquisa Clínica da Universidade de Oxford, na cidade de Ho Chi Minh, em entrevista ao canal "CNN".

Agindo cedo

A pergunta que fica é como o Vietnã aparentemente resistiu à tendência global e escapou amplamente do flagelo do coronavírus? Segundo especialistas em saúde pública, há uma combinação de fatores, desde a resposta rápida e imediata do governo para impedir sua disseminação, até rastreamento rigoroso de contatos e quarentena e comunicação pública eficaz.

O Vietnã começou a se preparar para um surto de coronavírus semanas antes de seu primeiro caso ser detectado. Na época, as autoridades chinesas e a Organização Mundial da Saúde (OMS) haviam sustentado que não havia "evidência clara" da transmissão de humano para humano. Porém, o país não estava se arriscando.

"Não esperávamos apenas as orientações da OMS. Usamos os dados que coletamos de fora e de dentro (do país) para decidir agir mais cedo", disse Pham Quang Thai, vice-chefe do Departamento de Controle de Infecção do Instituto Nacional de Higiene e Epidemiologia em Hanói.

No início de janeiro, a triagem de temperatura já estava em vigor para passageiros que chegavam de Wuhan no aeroporto internacional de Hanói. Os viajantes com febre foram isolados e monitorados de perto, informou a emissora nacional do país na época.

Em meados de janeiro, o vice-primeiro-ministro Vu Duc Dam estava ordenando às agências governamentais que tomassem "medidas drásticas" para impedir que a doença se espalhasse no Vietnã, fortalecendo a quarentena médica em portões de fronteira, aeroportos e portos marítimos.

 

*Fonte: Extra


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes