Quinta-feira, 18 de abril de 2019 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Saúde
Saúde da Mulher com mais de 33 mil atendimentos em São João da Barra
Notícias > Saúde > Saúde da Mulher com mais de 33 mil atendimentos em São João da Barra
Leonardo Ferreira / Portalozk.com 01 de fevereiro de 2019 às 10h41
Compartilhe essa notícia Whatsapp

O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde – Programa de Atenção Básica –, encerrou as ações do ano de 2018 com saldo positivo: 33.096 atendimentos à mulher em diversas categorias.

Os números indicam 21.153 consultas ginecológicas; 415 nascimentos na maternidade Santa Casa de Misericórdia; 4.649 consultas de pré-natal; 3.259 consultas de citologia oncótica; 50 cirurgias ginecológicas; 965 consultas na área de mastologia, entre outros atendimentos.

O coordenador do Paism, o médico Leonardo Sá, explica que a oferta de serviços de qualidade está embasada no modelo atual de gestão, que firma suas ações com base nos números/estatísticas dos trabalhos realizados, o que possibilita uma atuação mais eficaz nos setores de maior relevância para os pacientes.

O Programa, enquanto política pública de saúde, é referência nos problemas relativos à saúde da mulher e suas necessidades, sendo assim, acompanha a saúde feminina em suas diferentes fases biológicas.

As ações disponibilizadas pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, oferta serviços de assistência ao planejamento familiar; gestação; parto e puerpério; prevenção, diagnóstico precoce e tratamento às doenças ginecológicas de maior prevalência, como câncer do colo de útero e de mama, procedimentos cirúrgicos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica, dentre outros.

Há um trabalho de engajamento entre os profissionais e a parceria com as enfermeiras da Estratégia Saúde da Família (ESF) promove um trabalho educacional com palestras sobre amamentação e prevenção.

De acordo com a coordenadora técnica do Paism, Márcia Abreu, há uma grande preocupação, por parte da equipe multiprofissional, em conscientizar a mulher sobre a necessidade de se cuidar, de estar atenta à sua saúde, realizando exames frequentes, evitando, assim, a aquisição de doenças graves.

O Coordenador Leonardo Sá lembrou a reabertura da maternidade da Santa Casa, no início da gestão da prefeita Carla Machado, e ressaltou o benefício para as parturientes do município. “A maternidade é toda estruturada, com equipamentos que garantem acompanhar um trabalho de parto com segurança, como: ultrassonografia, cardiotocografia, além de laboratório clínico, obstetra, anestesista e pediatra de plantão”, frisou o médico, citando também que o número de nascimentos dobrou este ano em relação a 2017.

As estatísticas demonstram as conquistas relacionadas à saúde da mulher. Este ano, uma inovação foi à oferta do pré-natal do homem, ação que visa garantir ao parceiro uma participação mais efetiva no pré-natal da parceira. Eles também realizam exames, tiram dúvidas, e se preparam psicologicamente para acompanhar o nascimento do bebê.

São João da Barra disponibiliza o atendimento na especialidade de ginecologia em todas as unidades de saúde, inclusive em alguns PSF’s. Para a marcação é necessário apresentar a carteira do SUS e documento de identificação. O Centro de Referência da Mulher está situado no Posto Felix de Sá, no centro da cidade.

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes