Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Prefeitura de São João da Barra adere ao Programa Dados do Bem - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Campos confirma primeira morte por dengue em 2024

Saúde
Prefeitura de São João da Barra adere ao Programa Dados do Bem
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 01/07/2020 - 19:43

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

 

A Prefeitura de São João Barra e o Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu fecharam parceria para implantação de ferramenta tecnológica denominada Dados do Bem, que permitirá a testagem de coronavírus por amostragem de um percentual da população. A seleção de alguns indivíduos para testagem presencial serve de base para o estudo da propagação da Covid-19. Os sanjoanenses poderão baixar, a partir da próxima semana, o aplicativo (www.dadosdobem.com.br) e responder ao questionário. O histórico de saúde determinará a necessidade ou não do exame.

A Prefeitura, responsável por toda operação relacionada ao projeto no município, divulgará ainda esta semana os locais de atendimento na sede e no 5° Distrito. Os profissionais de Saúde receberão treinamento para prestarem atendimento à população. Em São João da Barra, a utilização é possível graças à parceria com o Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu, que contribuiu com a iniciativa do Instituto D’Or, junto às empresas Equinor e SBM, por meio do Instituto Brasileiro de Petróleo e Biocombustíveis (IBP). Compõem o Comitê as empresas Porto do Açu, GNA, Açu Petróleo e Ferroport, instaladas no empreendimento portuário.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS. O cidadão sanjoanense poderá fazer uma autoavaliação, enviando dados que serão recebidos pela equipe de Vigilância em Saúde do município. Após responder a um simples questionário com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde, as informações enviadas podem indicar a necessidade de realização de teste e, neste caso, o cidadão poderá receber uma mensagem específica indicando como deve proceder. O APP não consumirá os dados móveis. O algoritmo do aplicativo foi coordenado pelo Dr. Fernando Bozza, médico e pesquisador do IDOR e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Trazer uma grande massa de dados e a inteligência artificial para o controle da epidemia é talvez uma das estratégias mais efetivas de que podemos dispor hoje. Essas ferramentas permitem o entendimento da dinâmica de transmissão do vírus e evolução da epidemia, para o planejamento de ações de contenção mais efetivas. Nesse cenário é muito importante que a população preencha a autoavaliação para contribuir com o projeto na geração de informações”, explica Dr. Fernando Bozza.

O objetivo do “Dados do Bem” não é testagem em massa, mas sim um estudo epidemiológico baseado em amostragem. Vale ressaltar que todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, mesmo aqueles que não são convocados para fazer testes. Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo.


Sobre a iniciativa Dados do Bem

Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, Dados Do Bem (www.dadosdobem.com.br) é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. Dados do Bem faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D´Or, “Ciência Idor Contra a Covid”, que ainda inclui outras nove frentes de estudo.

 

*Fonte: Ascom


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes