Quinta-feira, 18 de abril de 2019 FALE-CONOSCO ANUNCIE AQUI
Saúde
MIT cria pílula de insulina que substitui injeções para pessoas com diabetes
Notícias > Saúde > MIT cria pílula de insulina que substitui injeções para pessoas com diabetes
Leonardo Ferreira / Portalozk.com 10 de fevereiro de 2019 às 15h46
Compartilhe essa notícia Whatsapp

Há muito tempo, as injeções de insulina são a salvação para pessoas vivendo com diabetes. Mas uma equipe de pesquisadores do MIT deu um passo importante para substituir as agulhas como forma de tratamento para a doença. Eles criaram uma pequena cápsula, ainda menor do que aquelas comuns de remédios, feita de insulina comprimida.

Assim que é ingerida pelo paciente, um disco de açúcar na cápsula se dissolve e libera uma minúscula agulha. A agulha faz uma pequena perfuração na parede do estômago – o paciente sequer sente a pontada, dado que não há receptores de dor no interior do órgão. Depois da injeção, a agulha se dissolve ao longo do trato digestivo.

A pílula é capaz de se orientar depois de ser engolida, de forma que a injeção é feita sempre no local correto. Segundo o MIT, “os pesquisadores se inspiraram na auto-orientação de uma tartaruga encontrada na África. Essa tartaruga tem uma carapaça alta e com curvatura acentuada, o que permite ao animal rolar”, dizem os pesquisadores. Eles usaram modelos de computador para criar uma variação desse formato para a cápsula, o que permite a ela se reorientar mesmo no ambiente dinâmico do estômago.

Até agora, as pílulas foram testadas com sucesso em porcos. Não há estimativa, contudo, de quando o produto poderá ser testado em humanos ou vendido em farmácias.

Pesquisadores e empresas buscam novas soluções para diabetes, seja, como neste caso, para a aplicação e controle da glicose, seja para medições. O Google, por meio de seu braço de pesquisas de saúde, a Verily, tentou desenvolver um par de lentes de contato que faria medição não invasiva dos níveis de glicose. Falhou, infelizmente.

Mais notícias
É proibido o uso ou publicação deste conteúdo sem a devida autorização. Os infratores ficarão sujeitos a penas previstas por lei. O Portal OZK não envia mensagens de e-mail sobre promoções, notícias ou novidades. Portal OZK - 2015 - 2018 Todos direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Desenvolvido por Jean Moraes