Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Descentralização nos atendimentos de saúde em São João da Barra - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Descentralização nos atendimentos de saúde em São João da Barra
Unidade 24 horas de Mato Escuro disponibiliza várias especialidades à população do quinto distrito
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 17/09/2019 - 07:41

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

?????O servente Vanderley de Souza, 33 anos, já perdeu as contas de quantas vezes teve que se deslocar de ambulância de Cazumbá, no quinto distrito de São João da Barra, até a sede do município, desde que sofreu um acidente de moto há quase um ano. Ele fraturou perna e braço, teve que ser operado e precisa se consultar frequentemente com o ortopedista. Agora a rotina ficou muito mais fácil. É que a Unidade Mista de Saúde de Mato Escuro aumentou o número de especialistas na área e Vanderley só precisa percorrer menos de oito quilômetros para ter acesso a tudo o que precisa no seu tratamento.

Até dezembro de 2016, a unidade, que já era um centro de emergência 24 horas, só possuía ambulatório em clínica geral, pediatria e ginecologia. A partir do início de 2017, na gestão Carla Machado, passou a contar com várias outras especialidades, inclusive ortopedista, mas era preciso aumentar o número de profissionais nessa área para dar conta de toda a demanda da região e atender pacientes como Vanderley. Hoje, com 100% de cobertura em Atenção Básica no município, a Secretaria Municipal de Saúde está conseguindo levar mais médicos a todos os distritos, descentralizando o atendimento especializado.

— Descentralizar é um dos nossos principais objetivos. A população do quinto distrito hoje conta com as mesmas especialidades que temos na sede. E estamos ampliando, para cada vez mais melhorar e aperfeiçoar a estrutura da saúde pública no município — explica a secretária Arleny Váldes.

Contando com o atendimento ambulatorial e a emergência 24 horas, a unidade de Mato Escuro atende em média 4,2 mil pacientes/mês. A maior parte do quinto distrito sanjoanense, mas há também de outros distritos.

— Muitos moradores de Mato Escuro e de localidades próximas agora não precisam mais se deslocar. Temos ambulância aqui e em outras unidades para qualquer necessidade, mas muito da demanda, tanto de emergência quando de ambulatório, temos conseguido atender — afirma o administrador da Unidade Mista, Eli Ferreira da Silva.

A descentralização tem sido fundamental para facilitar o dia a dia de pessoas como Gisela Manhães Siqueira, 30 anos, ,esposa de Vanderley. Desde o acidente do marido ela tem dividido o tempo cuidando dele e dos quatro filhos do casal. Ter que se descolar frequentemente para a sede era muito mais difícil.

— Foi uma coisa ótima para todos nós. Meu cunhado traz a gente de carro, porque é muito pertinho, e logo estamos de volta a Cazumbá. Facilitou muito nossa vida.

Reforço no quadro de profissionais

 Os avanços na saúde, que hoje beneficiam e facilitam a vida de moradores do quinto distrito, passam pelos critérios adotados pela atual administração municipal, iniciada em 2017 e que traçou o setor como prioridade. Desde então, unidades vêm sendo recebendo toda atenção necessária tanto na parte física quanto de estrutura e o quadro de pessoal recebeu um significativo reforço, com a convocação de profissionais do concurso público de 2015 e cuja vigência vigorou até junho de 2019. 

– Assim como o município de uma forma geral, o setor de saúde também estava em situação caótica quando assumimos o governo. Do concurso que estava em vigência, apenas oito profissionais haviam sido convocados até 2016. Iniciamos um chamamento de profissionais de forma gradativa, de acordo com a necessidade, e abrimos 125 novas vagas além das já existentes no Edital. Totalizamos 230 convocações, sendo que 80 para a área médica em diferentes especialidades – explica a prefeita Carla Machado.

A ampliação de quadro de profissionais, tanto em número quanto em especialidades, proporciona à população de Mato Escuro e de todo quinto distrito atendimento em clínica geral, pediatria, ginecologia, neuropediatria, angiologia, urologia, ortopedia, cardiologia, geriatria, endocrinologia, reumatologia e psiquiatria, além de profissionais de nutrição e psicologia.

Além disso, a unidade possui laboratório e realiza exames como eletrocardiograma, uma farmácia completa (com farmacêutico para liberação de medicamentos controlados, o que antes era feito somente na sede).

 

*Fonte: Ascom 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes