Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Covid-19: hospital de campanha de Campos não será concluído - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Covid-19: hospital de campanha de Campos não será concluído
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 01/07/2020 - 20:11

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O terceiro secretário estadual de saúde do Governo Witzel, Alex da Silva Bousquet, apresentado nesta quarta-feira, revelou que os hospitais de campanha de Campos e Casemiro de Abreu não serão concluídos. Segundo o novo secretário, a atual condição da curva no Estado não justifica o término. Bousquet assumiu a a vaga de Fernando Ferry, que pediu demissão há oito dias. 

"Serão feitas avaliações repetitivas quanto aos índices e estatísticas que nos fizeram tomar essa iniciativa. As nossas semanas críticas no Rio de Janeiro foram as duas primeiras semanas de maio. De lá para cá, só temos a redução da ocupação do leitos e dos casos graves. Apesar de acompanhar diariamente novos diagnósticos. Mesmo desconsiderando as últimas duas semanas de curva, olhando de maio até hoje, a curva no município é decrescente. Nós não temos dúvidas disso", disse o secretário.

Segundo Bousquet, os hospitais de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Nova Friburgo serão entregues, mas servirão de retaguarda para uma possível segunda onda da covid-19. No caso dos municípios que não terão mais suas unidades (Campos e Casemiro de Abreu), o líder da pasta disse que a ideia é alugar leitos da rede privada. A iniciativa só aconteceria em caso de aumento na lotação da rede SUS.

"Esses hospitais tiveram uma taxa de ocupação maior no início da pandemia, em detrimento as unidades públicas. Essa foi uma características da pandemia no nosso país", explicou o Bousquet.

Iabas

Questionado sobre as denúncias envolvendo contratos firmados por gestões anteriores com Organizações Sociais (OS),  entre eles o do Instituto de Atenção Básica de Saúde (Iabas), o secretário preferiu não se posicionar. Segundo ele, os R$ 256 milhões já depositados pelo governo na conta da OS vem sendo controlados pela Fundação Estadual de Saúde. O órgão atua como interventor desde que o contrato com o Iabas foi rompido. 

"Os pagamentos relacionados ao pessoal estão sendo realizados. A OS precisa apresentar uma planilha de custos. Essa planilha é analisada pelo interventor da fundação e é autorizada a utilização do recurso. Qualquer coisa fora disso, nós devemos fazer consulta a controladoria, ou corregedoria. Não haverá descontinuidade no serviço", disse o secretário.

Sem medo de recuar

Em relação às diretrizes de reabertura adotadas pelo Estado, Bousquet avalia que as decisões até aqui são positivas, mas não descarta um recuo caso haja aumento na curva de contaminação. "Talvez nós tenhamos que dar passos atrás. É natural. Isso está acontecendo no mundo inteiro. Nós estamos preocupados com a vida dos nossos cidadãos", disse.

 

*Fonte: O Dia


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes