Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/html/portalozk.com/vaf/noticia.php on line 38
Campanha Outubro Rosa em São João da Barra - Portal OZK
Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Campanha Outubro Rosa em São João da Barra
Profissionais de saúde palestraram nesta segunda-feira, 21, na Unidade Básica de Saúde Félix de Sá
PUBLICADO POR: PORTALOZK.COM - 22/10/2019 - 09:56

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

 

A campanha Outubro Rosa, em São João da Barra, prosseguiu nesta segunda-feira, 21, na Unidade Básica de Saúde Félix de Sá, Centro. O tema “A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama” também será abordado dia 24, em Barcelos; dia 29, em Atafona e na sede do município; e dia 31, no bairro Nova São João da Barra (sede do município) e na ESF de Grussaí.

“Alertamos sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para cura  da doença”, informou a ginecologista e obstetra Quissila Rosane, lembrando que é preciso, ainda, ter bons hábitos de vida e realizar periodicamente o autoexame para identificar precocemente alguma alteração na mama.

A palestrante ressaltou que, ao detectar o câncer de mama, a paciente é encaminhada para o mastologista e posteriormente para um Centro Oncológico. “Atualmente existem várias formas de tratamento. Na fase inicial a paciente faz uma cirurgia mais conservadora possível. Além da retirada e análise do nódulo, é feito também de acordo com cada caso tratamento com anticorpos monoclonais, quimioterapia, hormonioterapia e  radioterapia”, explicou Quissila.

As enfermeiras Milena Rangel e Carla Geovana explanaram, respectivamente, sobre como é o fluxograma do atendimento da paciente que está tratando do câncer, e o projeto Toucando, que tem o objetivo de distribuir toucas gratuitamente. Já o psicólogo André Aragão avaliou a troca de informação do Outubro Rosa, necessária para ajudar a mulher na sua autestima.

“Com a descoberta, muitas mulheres têm medo ou vergonha de lidar com a doença e se sentem deprimidas. Mas é preciso enfrentar o problema, pedir ajuda e procurar um tratamento adequado”, concluiu André,  detalhando que o apoio familiar é essencial nesse momento.

A secretária de Saúde, Arleny Váldes;  o coordenador de Atenção Básica, Pedro Bastos; além dos coordenadores do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Estratégia Saúde da Família (ESF) marcaram presença.

 

Confira a programação das palestras:

 

Dia 24 de outubro:

ESF – Barcelos, às 14h, com a ginecologista obstetra Quissila Rosane.

 

Dia 29 de outubro:

CRAS – Atafona, às 9h, com a ginecologista obstetra Quissila Rosane e educador físico do Nasf.

Unidade de Saúde Félix de Sá, às 9h

 

Dia 31 de outubro:

ESF – Nova São João da Barra, às 13h, com o ginecologista obstetra Fernando Luiz Azevedo e a mastologista Alessandra Mamed, além da equipe do Nasf.

ESF – Grussaí, às 14h, com a ginecologista obstetra Quissila Rosane e fisioterapeuta do Nasf.

 

*Fonte: Ascom 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes